A estratégia financeira que mudou o jogo: como a Nintendo escapou da falência com apenas uma tática?: Detalhes revelados

Por Guilherme Santiago 16 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
A estratégia financeira que mudou o jogo: como a Nintendo escapou da falência com apenas uma tática?: Detalhes revelados

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. e tudo começou com uma análise cuidadosa do portfólio. Vale destacar que apesar da diversificação do portfólio ser uma prática comum em negócios que buscam mitigar riscos, essa não foi uma boa estratégia para a nintendo.

Em uma revelação exclusiva, Videogames. é assim que a maioria das pessoas resume a nintendo. mas a empresa que se tornou um gigante dos jogos eletrônicos nasceu numa época em que essa tecnologia nem mesmo existia. foi em 1889, vendendo baralhos de hanafuda, tradicionais do japão, que a companhia apareceu no mercado. Veja os detalhes a seguir.

Importante mencionar que por longos anos, esse foi o carro-chefe da empresa japonesa. mas, a partir da década de 1960, a nintendo apostou em expandir seu portfólio – e isso mudou tudo além dos jogos de cartas, a empresa passou a ter uma marca própria de arroz instantâneo, uma companhia de táxi e até mesmo uma rede de motéis os negócios nunca estiveram tão diversificados, mas não sem uma contrapartida

Importante mencionar que por longos anos, esse foi o carro-chefe da empresa japonesa. - Guilherme Santiago

Especialistas apontam que capacite-se em finanças: por r$ 37 e tempo limitado, exame libera acesso ao seu pré-mba em finanças corporativas – garanta sua vaga aqui

Essa estratégia exigiu que a empresa direcionasse grandes investimentos para produtos que não trouxeram o retorno esperado. em companhias de todos os tipos isso pode trazer prejuízos quase irreversíveis. e esse até poderia ter sido o destino da nintendo. mas uma nova tática financeira mudou o jogo.

Detalhes sobre Cuidado com as finanças garantiu era de ouro

Vale destacar que apesar da diversificação do portfólio ser uma prática comum em negócios que buscam mitigar riscos, essa não foi uma boa estratégia para a nintendo. enquanto os jogos de cartas perdiam a popularidade, as outras alternativas de serviços e produtos também não apresentavam resultados promissores

Segundo fontes, com o fracasso dessas iniciativas, a sustentabilidade da corporação começou a ser ameaçada. foi preciso mudar o modelo de negócios e rever as finanças corporativas. e tudo começou com uma análise cuidadosa do portfólio.

A empresa identificou que o setor de entretenimento digital, em especial os jogos eletrônicos, tinha um potencial muito maior e decidiu concentrar seus recursos e esforços nessa área. em 1974, o magnavox odyssey, um dos primeiros consoles de uso pessoal, foi lançado pela empresa no japão.

Importante mencionar que liberadas com exclusividade: aulas introdutórias ao mba em finanças corporativas mostram como conquistar essa habilidade de ouro

De acordo com informações, em seguida, foi a vez de fazer uma gestão estratégica de ativos e investir em áreas que apresentassem maior potencial de retorno. não à toa, após isso, o lançamento de eletrônicos deslanchou. em 1977, por exemplo, a nintendo lançou o color tv-game, uma ideia primitiva dos videogames domésticos.

A estratégia de alocar capital no desenvolvimento de produtos no setor de jogos e abandonar os investimentos em setores não rentáveis seguiu nos anos seguintes. isso permitiu à companhia melhorar a rentabilidade e a eficiência operacional, reduzindo desperdícios e maximizando os retornos.

Importante mencionar que após olhar para dentro e rever suas finanças, a nintendo estava preparada para a era de ouro dos videogames nos anos de 1980. foi nesse período que nasceu o primeiro grande sucesso comercial da empresa: o family computer, que trazia clássicos como super mario bros , the legend of zelda e metroid

E o que isso tem a ver com finanças corporativas?

Segundo fontes, dominar as finanças permitiu à nintendo reverter desafios financeiros através de uma estratégia focada e bem planejada. em poucos anos, a empresa conseguiu sair de uma crise e retomar a posição de empresa bem-sucedida.

Para especialistas, o resultado positivo da marca pode ser atribuído à boa análise financeira combinada com gestão estratégica de portfólio e inovação.

Vale destacar que com foco em preparar profissionais para liderar esse tipo de transformação, a exame apresenta o pré-mba em finanças corporativas, um treinamento de quatro aulas que terá seu acesso liberado por apenas r$ 37 entre 22 e 29 de julho

De acordo com informações, as aulas serão apresentadas por marcelo desterro, mestre em finanças pelo ita, com extenso background como cfo em empresas de capital aberto, startups e multinacionais.

Por outro lado, veja, abaixo, por que fazer o treinamento:

É essencial notar que quero participar do pré-mba em finanças corporativas

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: