‘A Petrobras baixa o preço, mas a margem fica no caminho’, diz presidente da estatal: Nova perspectiva

Por Layane Serrano 19 de setembro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
‘A Petrobras baixa o preço, mas a margem fica no caminho’, diz presidente da estatal: Nova perspectiva

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. a questão envolve, além de viabilidade econômica, o debate sobre regulação e concorrência no setor. quando o país decide isso, decide também que a petrobras não vai interferir no preço desse produto no mercado”, afirma a presidente da estatal.

Confira como Um dos assuntos que mais repercutem sobre a petrobras é o preço dos combustíveis e do gás. durante um evento em angra dos reis, no rio de janeiro, em fevereiro deste ano, o presidente luiz inácio lula da silva defendeu que a venda de gasolina, diesel e gás fosse feita diretamente pela estatal, como uma solução para baratear o custo do combustível e do gás para o consumidor. Continue lendo para saber mais.

Vale destacar que a petrobras participava da distribuição de gás de cozinha por meio da liquigás e de combustíveis líquidos pela br distribuidora (hoje vibra) até 2020

Vale destacar que a petrobras participava da distribuição de gás de cozinha por meio da liquigás e de combustíveis líquidos pela br distribuidora (hoje vibra) até 2020. - Layane Serrano

De acordo com informações, em entrevista exclusiva à exame, magda chambriard, presidente da petrobras, comenta o tema, enfatizando que a companhia baixa o preço, mas o processo não ajuda o consumidor sentir a diferença no bolso.

Por outro lado, “no passado recente, a petrobras perdeu o acesso à ponta. o país entendeu que era bom a petrobras sair da distribuição de petróleo e da distribuição do glp. quando o país decide isso, decide também que a petrobras não vai interferir no preço desse produto no mercado”, afirma a presidente da estatal.

Detalhes sobre O caminho do combustível até o consumidor

Vale destacar que atualmente, a petrobras produz o glp e combustíveis, mas a revenda é feita por distribuidoras e revendedoras privadas, que são responsáveis por repassar o produto ao varejo. segundo chambriard, esse modelo cria uma barreira para que as reduções de preço cheguem às bombas e aos botijões de gás

Especialistas apontam que “se a gente abaixa o preço, o que tem acontecido é que a distribuidora aumenta a margem. ou a revenda, ou ambos. por isso, apesar da petrobras abaixar o preço, ele não chega ao consumidor final”, afirma chambriard.

Saída da Liquigás e debate sobre regulação: Uma nova visão

Com a atual gestão, a possibilidade de retorno da petrobras à ponta voltou a ser discutida em agosto deste ano, inclusive dentro do plano estratégico da companhia. a questão envolve, além de viabilidade econômica, o debate sobre regulação e concorrência no setor.

Importante mencionar que em nota, a companhia informa que a inclusão do posicionamento da petrobras em distribuição nos segmentos de rtc e g&e e baixo carbono, nos seguintes termos:

O plano: a aposta nos fertilizantes

Especialistas apontam que a companhia está retomando e concluindo as fafens — fábricas de fertilizantes — na bahia e em sergipe (unidades hibernadas) e finalizando a planta de mato grosso do sul. segundo a presidente, a volta dessas operações cria um “cliente cativo” para o gás natural ao transformar o insumo em uréia, amônia e derivados, produtos essenciais ao agronegócio.

“fazer fertilizante significa ampliar o mercado de gás natural. fazer petroquímica também. ao mesmo tempo em que colocamos mais gás na praça, ampliamos a demanda, afirma a presidente a petrobras.

A volta do etanol para este ano

Importante mencionar que além do petróleo e do gás, a petrobras quer retomar protagonismo no etanol. magda chambriard lembrou que a companhia foi decisiva para a criação do proálcool, nos anos 1970, quando o brasil apostou no combustível renovável como alternativa à gasolina, e que também esteve presente na introdução do biodiesel no início dos anos 2000

Segundo fontes, nos últimos anos, a estatal se afastou desse mercado, mas a presidente revelou que o plano é voltar ainda em 2025 à produção e à distribuição de etanol.

Por outro lado, “no passado recente, nós saímos do etanol, mas nossa meta é voltar para o etanol, se deus quiser, este ano ainda. e vamos também aumentar a nossa participação no biodiesel,”afirma a presidente da petrobras.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: