Eita! Alunas de medicina se manifestam após vídeo sobre paciente transplantada: 'Lamentamos'

Por Isabela Bisordi 13 de Abril de 2025 às 17h36 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Alunas de medicina se manifestam após vídeo sobre paciente transplantada: ‘Lamentamos'

Estudantes de medicina viralizaram após comentários sobre paciente transplantada; jovens vêm a público explicar intenção do vídeo. Neste domingo (13), as estudantes de medicina Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano vieram a público falar sobre o vídeo viralizado na última semana.

O que disseram as estudantes?

Em novo vídeo publicado nas redes sociais, as alunas lamentam a morte da paciente Vitória, de 26 anos, que fez três transplantes de coração e faleceu em fevereiro. A situação chamou atenção nas redes sociais, quando internautas apontaram ironia nas falas das garotas.

"Estamos vindo a público para dizer à família que nós realmente sentimos muito pela perda, e deixar claro que nossa intenção jamais foi expor. A única intenção do vídeo foi demonstrar surpresa por um caso clínico raro, que tomamos conhecimento dentro de um ambiente de prática e aprendizagem médica" - Gabrielli e Thaís, estudantes de medicina

As estudantes também ressaltam que não divulgaram nenhuma informação sobre a paciente, já que não tinham acesso ao seu nome ou prontuário.

"Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para que todos os fatos sejam esclarecidos da melhor forma possível" - Gabrielli e Thaís, estudantes de medicina

Nota completa

Em nota enviada ao G1, as jovens também lamentam que o vídeo tenha sido interpretado de forma diversa da real intenção.

"Reafirmamos que não houve qualquer deboche ou insensibilidade. Nosso compromisso com a vida, a dignidade humana e os princípios éticos da Medicina permanece inabalável. Lamentamos também que, por razões alheias à nossa intenção, alguns segmentos tenham divulgado trechos isolados do vídeo, fora de contexto, o que contribuiu para distorções na interpretação do conteúdo. Manifestamos nossa solidariedade à família da paciente mencionada nas reportagens, a quem respeitamos sinceramente, e reiteramos que jamais tivemos a intenção de ofender, expor ou causar sofrimento. Estamos tomando as providências cabíveis para esclarecer os fatos e preservar nossa integridade pessoal, acadêmica e emocional" - Nota oficial das estudantes

O que aconteceu?

Em vídeo que repercutiu nas redes sociais, Gabrielli e Thaís comentaram sobre um caso que tiveram conhecimento durante o estágio, realizado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Segundo elas, a paciente passou por três transplantes do coração, sendo que uma das cirurgias ocorreu pela falta de cuidado em tomar as medicações corretamente.

"Ela acha que tem sete vidas?" - Fala atribuída a uma das estudantes no vídeo

A fala em questão foi compreendida como um deboche por diversos usuários da internet, que criticaram a postura das estudantes da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), de Belo Horizonte, e da Anhembi Morumbi, de São Paulo.

Denúncia da família

Após a repercussão do vídeo, a irmã da vítima explicou ao G1 que a publicação foi feita nove dias antes da morte de Vitória, que ocorreu por choque séptico e insuficiência renal crônica.

"Um amigo dela [Vitória] que mora na Holanda reconheceu a história e nos enviou. Ficamos em choque quando descobrimos. As duas estudantes fizeram estágio de 30 dias na instituição [InCor]. Nem chegaram a conhecer a minha irmã. Nunca foram vê-la. Por conta dessa desinformação, as pessoas passaram a criticar minha irmã" - Irmã da paciente Vitória

O caso foi registrado como injúria no 14º Distrito Policial de Pinheiros e segue em investigação.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: