Amazon e Rappi juntas? Gigantes fecham parceria para dominar o mercado latino : Nova perspectiva
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Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. “a amazon está se aproximando do consumidor final em sua rotina diária e garantindo acesso a um serviço que traduz o que há de mais valioso hoje: conveniência e tempo ” Segundo fontes, na avaliação, trata-se de um acordo de ganhos mútuos.
De acordo com fontes, A parceria entre amazon e rappi pode mudar o jogo do mercado de consumo no brasil e na américa latina. a gigante americana de e-commerce fez, segundo apuração da bloomberg, um investimento inicial de us$ 25 milhões em notas conversíveis na startup colombiana de entregas, avaliada em mais de us$ 5 bilhões. caso metas estipuladas sejam alcançadas, a amazon poderá ampliar sua fatia para até 12% da empresa. A história completa está aqui.
Importante mencionar que a operação combina a infraestrutura tecnológica e de nuvem da amazon com a capilaridade de última milha da rappi, presente em nove países da américa latina e em mais de 350 cidades. para a consultora simone galante, trata-se de um acordo ganha-ganha
Segundo fontes, “a amazon se fortalece em um mercado onde ainda não tem a mesma penetração que o mercado livre, enquanto a rappi ganha musculatura tecnológica e acesso a capital para competir com gigantes”, analisa simone galante, da consultoria galunion.
O movimento insere a amazon de vez na disputa com o mercado livre, marketplace líder no continente. só no brasil, a companhia tem vendas anuais estimadas em r$ 138,9 bilhões, superando gigantes do varejo físico, como o grupo carrefour. no mesmo levantamento da irtt, a amazon aparece na quarta posição com r$ 39 bilhões em vendas.
Importante mencionar que “o grande desafio da amazon na américa latina é aumentar sua relevância no cotidiano. e a rappi é o atalho mais rápido para isso”, diz simone galante
A corrida pela entrega rápida
Segundo fontes, o setor de delivery na américa latina passa por um momento de ebulição. segundo a statista, só no brasil o segmento deve movimentar us$ 21,1 bilhões em 2025, impulsionado pela chegada de novos empresas e pela diversificação de modelos de negócio.
O quick commerce, que começou com entregas de refeições e se expandiu para produtos de conveniência, já explodiu na índia e na china e ganha velocidade no brasil.
Vale destacar que nesse contexto, o unicórnio colombiano foi pioneiro com o rappi turbo, voltado a entregas ultrarrápidas, a grande fortaleza de sua operação
Segundo fontes, “em uma eventual aliança estratégica, a rappi ganha fôlego e capacidade de investimento para escalar o modelo. ao mesmo tempo, a amazon teria entrada imediata nesse mercado, sem precisar construir a operação do zero, mas tudo depende dos termos do acordo”, avalia simone.
Além disso, a competição tende a esquentar nos próximos meses com a volta da 99food, a estreia da keeta, chinesa meituan, e o avanço do ifood, que anunciou aporte de r$ 17 bilhões e entregas mais rápidas para se manter na liderança.
É essencial notar que “a disputa por eficiência e escala será cada vez mais intensa”, afirma simone. “mas a briga por preços corrói margens e não fideliza clientes a experiência de compra e a conveniência serão cada vez mais decisivas ”
O fôlego da Rappi
De acordo com informações, fundada em 2015 em bogotá, a rappi já recebeu aportes de investidores como softbank e sequoia capital. em agosto, levantou us$ 100 milhões em empréstimo sênior junto à kirkoswald private credit e ao banco santander, reforçando a liquidez em meio a um plano de crescimento sustentável.
A operação brasileira é a terceira mais relevante para a rappi, ficando atrás da colômbia, onde ocupa a liderança, e do méxico, marcado pela disputa com uber eats e 99.
Vale destacar que no brasil, a empresa anunciou investimento de r$ 1,4 bilhão nos próximos três anos e anunciou a isenção de taxas de restaurantes parceiros pelo mesmo período. em troca, negocia preços de cardápio menores, com a promessa de que “o rappi será mais barato que os concorrentes”, segundo felipe criniti, head da operação no país
De acordo com informações, a meta é saltar de 30 mil para 100 mil restaurantes ativos e transformar a vertical de comida, responsável por apenas 20% das transações, em porta de entrada para o superapp, que também reúne farmácias, mercados e serviços financeiros.
Detalhes sobre Ganha-ganha estratégico
Para a amazon, a entrada na rappi segue uma lógica já aplicada em outros mercados. nos estados unidos, adquiriu a rede whole foods e, na europa, fez aportes em empresas como deliveroo e grubhub, sempre mirando serviços de alta recorrência.
Importante mencionar que “esse não é um investimento isolado, mas uma jogada estratégica”, afirma galante. “a amazon está se aproximando do consumidor final em sua rotina diária e garantindo acesso a um serviço que traduz o que há de mais valioso hoje: conveniência e tempo ”
Segundo fontes, na avaliação, trata-se de um acordo de ganhos mútuos. “a rappi se beneficia da força tecnológica e da reputação da amazon, enquanto a amazon se insere em um serviço de altíssima frequência, aprofundando sua presença no dia a dia dos consumidores da região.”
Adicionalmente, 1/11 caixa de auto atendmento do mercado atacadão pacaembu, consumo, consumidotres, mercado, compras, mercadoria, alimentos, inflação, produtos foto: leandro fonseca data: 10/09/2024 (atacadão puxa o resultado do grupo carrefour)
Importante mencionar que 2/11 assaí: despesas ficaram estáveis, representando 11,2% da receita, o que ajudou a melhorar rentabilidade (assaí: atacarejo aparece na segunda posição)
Especialistas apontam que 3/11 magazine luiza: foco na geração de caixa deve resultar em melhores retornos no futuro (magazine luiza: empresa aparece como a terceira maior varejista do país)
Além disso, 4/11 loja da raiadrogasil (raiadrogasil: rede de farmácias é a quarta maior varejista do país)
Vale destacar que 5/11 loja do boticário em são paulo: a rede tem uma unidade a cada 3 quilômetros brasil adentro (grupo boticário aparece em 5º lugar)
Segundo fontes, 6/11 casas bahia: margens mostram melhora sequencial (casas bahia)
7/11 grupo mateus: crescimento em mesmas lojas foi de 8,8% no 4º trimestre foto: leandro fonseca (grupo mateus: rede de supermercado aparece na 7ª posição)
Importante mencionar que 8/11 amazon: em comunicado, diretor da empresa afirma que a americana quer continuar a expandir a rede no nordeste e no brasil (amazon: empresa americana aparece em oitavo lugar)
Especialistas apontam que 9/11 americanas: a crise da empresa acelerou a redução dos retornos nos investimentos em 2023 (americanas: companhia aparece em 9º lugar)
10/11 (size_960_16_9_supermercados_bh.jpg)
É essencial notar que 11/11 pedro oliveira, fundador do bh: sem dívidas e com 200 milhões em caixa (pedro oliveira, fundador do bh: rede de supermercado aparece na 10ª colocação)
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