Aos 62 anos, morre Xameguinho, referência da sanfona em Alagoas

Por Alessandra Oliveira Publicado em 30/06/2025, às 15h10 - Atualizado às 15h23 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Aos 62 anos, morre Xameguinho, referência da sanfona em Alagoas

Sebastião José Ferreira Maximíno, mais conhecido como Xameguinho, tinha 50 anos de carreira e faleceu nesta segunda-feira (30/06)

Luto no mundo da música! Nesta segunda-feira (30/06), foi noticiado o falecimento de Sebastião José Ferreira Maximíno, mais conhecido como Xameguinho, aos 62 anos. O artista era considerado um ícone da sanfona em alagoas.

Qual o motivo da morte de Xameguinho?

Segundo informações do G1, o sanfoneiro morreu dentro de sua casa no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório será feito a partir das 14h desta segunda-feira (30), e o enterro está marcado para as 9h de terça-feira (01º), no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

Segundo informações do G1, o sanfoneiro morreu dentro de sua casa no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Alessandra Oliveira

Nas primeiras horas da manhã, por volta das 5h, Xameguinho apresentou sinais de mal-estar e dificuldade para respirar. Sua esposa tentou acionar o socorro, mas ele não resistiu e morreu em casa, antes de receber atendimento.

Quem era Xameguinho?

Com uma trajetória que ultrapassou cinco décadas, o sanfoneiro conquistou reconhecimento como um dos grandes nomes da sanfona em Alagoas. Presença marcante em festas juninas, forrós raiz e celebrações culturais pelo estado, Xameguinho também atuou nos bastidores como produtor e diretor musical.

Ao longo da carreira, compôs músicas para artistas renomados do forró, como Mano Walter, Geraldo Cardoso e Mestre Zinho, contribuindo ativamente para manter viva e atualizada a tradição do forró pé de serra.

A trajetória de Xameguinho ganhou visibilidade nacional quando ele passou a se apresentar ao lado do cantor alagoano Kara Veia (1973–2004), nome de destaque no cenário das vaquejadas no início dos anos 2000. A dupla construiu uma colaboração marcante em diversos trabalhos, com canções como Filho Sem Sorte e Mulher Ingrata e Fingida entre as mais lembradas pelo público.

Uma publicação compartilhada por Xameguinho Oficial (@xameguinho_oficial)

AOS 88 ANOS, MORRE BIRA PRESIDENTE

Triste notícia para os sambistas! Na noite de sábado (14/06), aos, 88 anos, faleceu o fundador do Fundo de Quintal e Cacique de RamosBira Presidente. O artista lutava contra um câncer de próstata super agressivo e alzheimer avançado. Leia matéria completa!

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: