Após incertezas e as enchentes no RS, NBA Park quer se transformar na 'meca' do basquete no Brasil: Nova perspectiva

Por Mateus Omena 28 de junho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Após incertezas e as enchentes no RS, NBA Park quer se transformar na 'meca' do basquete no Brasil: Nova perspectiva

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. em gramado, o foco é trazer uma experiência única, sem a competição de atrações gratuitas, como ocorre em grandes centros. " Vale destacar que a empresa não divulga dados relacionados a investimentos e receita do período, por questão de compliance. Como foi dito: "Ao longo dos anos, a base de fãs tem...

Confira como A temporada 2024/25 da nba no brasil foi marcada por crescimento em audiência das transmissões de jogos e operações comerciais. a nba house, sediada em são paulo, é um dos modelos mais bem sucedidos da liga em engajar os fãs de basquete. por outro lado, liga enfrentou percalços para manter um dos seus principais empreendimentos no país, a nba park, em gramado (rs). Continue lendo para saber mais.

É essencial notar que após dois anos de operação, o parque temático alcançou a estabilidade financeira e relevância turística na região, apesar dos danos provocados pelas enchentes no rio grande do sul em 2024. com planos de expansão e novos investimentos, a nba está consolidando o brasil como um dos maiores mercados da liga, reforçando o basquete como uma potência no entretenimento

Sem medo de arriscar

Especialistas apontam que inaugurado em abril de 2023, o parque temático tinha a missão de impulsionar a presença da liga no brasil, aproveitando a desenfreada paixão do público pelo basquete. com mais de 4 mil m², o nba park é o maior espaço de experiências da liga no mundo, oferecendo aos visitantes diversas atrações, incluindo quadra de basquete, ambientes interativos, museu, áreas kids, restaurantes e loja oficial. o operador do nba park no brasil é a empresa nacional parque basquete brasil, que atua como parceira e responsável pela gestão.

Em dois anos de operação, o empreendimento apresentou resultados acima das expectativas. em 2023, o balanço registrou quase 150.000 visitantes provenientes de cerca de 2.000 cidades diferentes, superando as previsões iniciais. de abril de 2024 a fevereiro de 2025, o parque recebeu aproximadamente 220 mil visitantes.

Importante mencionar que "queríamos levar a nba a um público que, normalmente, não teria acesso à liga nos grandes centros urbanos, e esse objetivo foi amplamente alcançado. o parque tem sido um grande sucesso entre as diversas frentes de negócio no brasil", avalia sergio parella filho, vice-presidente de licenciamento e varejo da nba para a américa latina, em entrevista à exame

Especialistas apontam que a escolha da cidade gaúcha para operação levou em conta a sua força no turismo no país e na américa latina e a oportunidade de se destacar da concorrência. "gramado é uma cidade com muitos parques temáticos e restaurantes, e traz turistas que buscam atrações como o parque da nba, snowland e o parque da nasa. atualmente, é o terceiro maior destino turístico do brasil, atrás apenas de são paulo e rio de janeiro", explica.

Por outro lado, após dois anos de operação, o executivo afirma que a aposta foi certeira, já que 80% dos visitantes do nba park são pessoas de fora do rio grande do sul e de países vizinhos como a argentina, o que estimulou não apenas a relevância da atração, como também ajudou a sacudir os negócios da região. "a estratégia foi criar uma atração que estivesse em sintonia com o que a nba oferece nos eua. em gramado, o foco é trazer uma experiência única, sem a competição de atrações gratuitas, como ocorre em grandes centros. isso nos permite atingir um público diversificado, incluindo pessoas de locais distantes, como o interior do ceará, e as regiões norte e nordeste, onde a marca nba dificilmente chegaria."

Crise no Rio Grande do Sul

Vale destacar que entretanto, o parque enfrentou um imprevisto fora de seu controle com as chuvas e enchentes que atingiram o rio grande do sul no final de abril de 2024, a maior catástrofe climática já registrada no estado. até maio do mesmo ano, as enchentes afetaram diretamente cerca de 2,4 milhões de pessoas, obrigando mais de 600 mil a deixarem suas casas e causando danos severos à infraestrutura, agricultura e economia do estado, informou a defesa civil o órgão também estima que as enchentes causaram a morte de 184 pessoas, de acordo com dados divulgados em abril de 2025

De acordo com informações, com a paralisação da logística e os danos ao comércio, o nba park suspendeu suas atividades por mais 30 dias. de acordo com a empresa, 90% dos visitantes chegam ao parque pelo aeroporto salgado filho, em porto alegre, que permaneceu fechado por cerca de seis meses.

O cenário de devastação não impediu a liga de adotar medidas de assistência à comunidade local: "assumimos nossa responsabilidade social diante daquela situação. inicialmente, colocamos em prática algumas iniciativas como estoque e doação de alimentos, roupas e itens de higiene para famílias afetadas. o parque também foi usado como abrigo temporário a muitos moradores desalojados. em colaboração com a prefeitura e o governo do estado do rio grande do sul, oferecemos nossa instalação também para outras ações de apoio", diz parella filho.

É essencial notar que o momento também exigiu grandes mudanças na gestão do nba park. para garantir a sobrevivência do negócio, a direção reduziu ao máximo gastos operacionais com equipes, desativação de algumas atrações e o funcionamento de certos espaços e serviços

Especialistas apontam que "tivemos que nos reestruturar. concedemos férias para parte da equipe, ajustamos nossa operação para conseguir aproveitar os serviços que fariam sentido naquele momento e reduzimos o custo dos ingressos para atrair o público local, já que o turismo externo foi prejudicado".

Além disso, gradualmente, o equilíbrio foi sendo retomado, com ações de marketing para reaquecer o parque. muitas delas eram focadas no público infantil, com parcerias com escolas da região para visitações. após a reabertura do aeroporto salgado filho, a movimentação voltou a crescer de maneira constante. "agora, esperamos um público recorde neste inverno. a comunidade de gramado está otimista para uma temporada forte em julho."

Vale destacar que a empresa não divulga dados relacionados a investimentos e receita do período, por questão de compliance. apesar dos problemas que o empreendimento enfrentou, o executivo reforça que o parque se mostrou um grande sucesso desde a sua abertura, já que o empreendimento alcançou o breaking even e as metas de visitação em dois anos

De acordo com informações, "essa trajetória mostrou a força do nba park como negócio e seu potencial para o turismo e comércio na região. apesar dos riscos do lançamento do parque, as enchentes ocorridas no ano passado e a paralisação temporária das atividades, nos reerguemos rapidamente. até o momento, os resultados operacionais e financeiros, a rentabilidade, orçamentos e o número de visitantes estão dentro das expectativas".

Próximo passo? Expansão

Imagem do artigo

Sergio parella filho, vice-presidente de licenciamento e varejo da nba para a américa latina - imagem: divulgação (divulgação)

É essencial notar que em 2024, a nba registrou receitas recordes de aproximadamente us$ 11,3 bilhões com os rendimentos de seus 30 times, enquanto no ano anterior a liga americana chegou a us$ 10,6 bilhões, segundo a revista forbes. mas, não é apenas nos estados unidos que os resultados surpreendem

Especialistas apontam que a nba estima que sua base de fãs na américa latina seja de aproximadamente 120 milhões, com o brasil liderando o mercado com 60 milhões, e o méxico em seguida, com 30 milhões. o 'match' dos brasileiros com o basquete fica claro com a audiência das transmissões das partidas. por aqui, mais de 1,4 milhão de espectadores acompanharam os jogos da nba na temporada 2024/25, representando um aumento de 21% no alcance da tv paga em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo grupo disney.

"a nba conquistou diferentes níveis de fãs. o 'core fan' é o mais apaixonado pelo basquete, que faz questão de assistir todos os jogos, e vemos uma mudança nesse perfil ao longo dos anos", explica o executivo. "notamos também um aumento no número de fãs intermediários, que chegam à nba por outros interesses, como games, moda, música ou lifestyle. esses fãs começam a explorar mais o universo da nba e se tornam mais engajados".

Importante mencionar que essa conexão também foi representada pelo crescimento do público da nba house. o evento chegou a são paulo em 2019, trazendo as mesmas experiências da casa temática em nova york, londres e madri em 2024, a operação contabilizou 45 mil visitantes, consolidando-se como a maior edição da nba house já realizada no brasil no entanto, o balanço da edição de 2025, encerrada neste mês, ainda não foi divulgado

Especialistas apontam que para parella filho, o sucesso do parque temático em gramado e da nba house, em são paulo, refletem não apenas o quanto o basquete foi acolhido pelos brasileiros, como também a inserção dessa modalidade esportiva no entretenimento. "é muito comum os fãs levarem seus parentes e filhos para aproveitar essas experiências. antes, as pessoas iam para a house e para o parque esperando encontrar uma balada. mas, perceberam que o conceito é bem diferente daquilo que estão acostumadas. elas querem entender o jogo e acabam consumindo mais produtos também".

A nba possui atualmente 30 lojas físicas no brasil, consolidando o país como um dos três maiores mercados da liga no mundo. essas lojas estão distribuídas em diversas cidades e estados, incluindo são paulo, campinas (sp), ribeirão preto (sp), rio de janeiro, balneário camboriú (sc), foz do iguaçu (pr), porto alegre (rs) e gramado (rs). além da idolatria por atletas e times, a demanda pelos produtos da marca teve um empurrão da internet.

"Ao longo dos anos, a base de fãs tem crescido, principalmente nas plataformas de mídias sociais. - Anônimo

Vale destacar que para o executivo, o desempenho de todas as frentes de negócio da nba significa uma coisa: o brasil também pode ser o país do basquete. e isso é um sinal verde para novos investimentos da liga no país para os próximos anos "temos planos de expansão das nossas atividades para mais capitais brasileiras e outros pontos estratégicos o basquete tende a ganhar força no consumo de entretenimento as pessoas estão torcendo para os times na mesma intensidade do futebol e isso nos motiva"

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: