Atriz de Malhação revela ter sido vítima de estupro: "Tive que fazer um aborto"

Por Marillia Gomes 20 de Abril de 2025 às 10h22 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Atriz de Malhação revela ter sido vítima de estupro: "Tive que fazer um aborto"

No último sábado (19), a atriz Renata Sayuri, conhecida por seus papéis em produções como Malhação e Sítio do Picapau Amarelo, fez uma revelação sobre um episódio doloroso que ocorreu há 20 anos e que marcou sua vida, tanto emocional quanto fisicamente.

Em suas redes sociais, Renata falou abertamente sobre o abuso sexual que sofreu aos 23 anos, algo que, segundo ela, teve consequências diretas no desenvolvimento de um transtorno afetivo bipolar. Ela explicou que, de acordo com estudos científicos, qualquer pessoa pode ter predisposição à condição, mas ela só se manifesta após eventos traumáticos. “Eu fui violentada e tive que fazer um aborto três meses depois”, revelou a atriz.

“Seis meses depois (do abuso), eu estava em um sanatório e fui diagnosticada. Ninguém me perguntou o que havia acontecido. Passei mais de 10 anos com esse luto.” - Renata Sayuri

A atriz relembrou o contexto do abuso, ocorrido durante uma confraternização de trabalho, quando ela foi dopada sem saber exatamente o que ocorreu. “O rapaz me ofereceu carona, morava perto do local e ele mudou o caminho. Já saí do local (da festa) dopada. Não sei de que forma isso aconteceu. Havia bebidas na festa e eu bebi. Na época, eu bebia bem pouco, depois que isso aconteceu eu fiquei bem adulta na bebida. Aos 23, eu bebia pouquíssimo. Não sei, até hoje, qual foi a droga colocada. Fiquei enlouquecida por quase três dias”, contou.

Renata detalhou como a situação se complicou, pois envolvia um superior hierárquico, o que tornava a denúncia ainda mais difícil: “Não processei, nem denunciei, nem me pronunciei à respeito. Tinha 23 anos e ainda era contratada por uma empresa. Foi muito confuso entender como havia acontecido. Havia uma hierarquia de pessoas, a empresa com poder imenso.”

A atriz também falou sobre o silêncio que acompanhou seu sofrimento. “Nessas horas, o que você faz? Você toma uma atitude sem consultar o estuprador ou você consulta toda a cúpula? Eu não teria poder aquisitivo para advogados e teria que esperar as definições da cúpula. Se esperasse, estaria gestando, não teria a opção (do aborto)”, disse.

Quem é Renata Sayuri?

Renata iniciou sua carreira artística no final dos anos 1990, com participação no Fantasia (SBT), onde atuava como assistente de palco, e no Band Kids, onde ficou conhecida como Kira. A partir daí, sua carreira cresceu, com destaque para papéis em novelas como Pequena Travessa (SBT, 2002), Revelação (SBT, 2008) e participações em programas como Sítio do Picapau Amarelo (2004) e Malhação. Após seu último trabalho no filme Deixe-me Viver (2016), Renata se afastou da carreira de atriz.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: