Brasileiro perde o pé na guerra da Ucrânia e tenta voltar: ‘A ficha ainda nem caiu’

Rafael Paixão se voluntariou para lutar na guerra da Ucrânia e as coisas saíram fora do planejado, o jovem perdeu a perna e tenta retornar; entenda
A família de Rafael Paixão, de 26 anos, recebeu nesta quarta-feira (2) a confirmação de que o jovem segue vivo, após semanas de incertezas. Natural do Maranhão, Rafael se voluntariou para lutar no exército ucraniano, mas acabou gravemente ferido ao pisar em uma mina terrestre.
Segundo relato de sua mãe, Neila Paixão, ao g1, Rafael perdeu parte da perna esquerda, abaixo do joelho, e está internado em um hospital militar em Kiev. “Já estava tudo certo [para ele voltar ao Brasil]. Ele ia quebrar o contrato da missão e vir embora, independente do que aconteceu. O plano era ele ficar de três a dez dias nessa missão e retornar”, contou ela.
Sobre o ocorrido
Antes do acidente, Rafael estava há quase um mês em missão e chegou a ficar incomunicável por mais de 20 dias, o que gerou boatos sobre sua morte. O próprio jovem desmentiu as notícias em uma chamada com os familiares no último dia 28 de junho.
A família tenta agora viabilizar sua repatriação, mas enfrenta entraves burocráticos, especialmente por ele estar em uma base militar. “Estamos contando com o apoio de alguns militares que estão lá com ele. Pensamos até em mandar alguém da família, mas tudo depende de ajuda. Ainda não sei como vai ser. A ficha ainda nem caiu direito pra gente”, desabafou Neila.
Sobre Rafael
Rafael, que cursava Direito antes de se mudar para a Holanda em 2024, decidiu se alistar após o fim de um relacionamento. Desde então, integrou o 3º Batalhão da Brigada de Assalto ucraniana.
A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, segue sem solução definitiva. De acordo com o Itamaraty, mais de 100 brasileiros se voluntariaram no início do conflito, mas não há dados atualizados sobre o número de brasileiros ainda envolvidos no combate.
Essa foi a melhor fofoca do ano!
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: