Caso Millena Brandão: Hospital será responsabilizado se erro médico for confirmado? Advogada explica

Polícia apura se houve erro ou negligência médica na morte da atriz mirim Millena Brandão; saiba o que pode acontecer com o hospital
A morte atriz mirim Millena Brandão, de apenas 11 anos, acendeu um alerta sobre possíveis falhas no atendimento médico prestado à criança em um hospital da rede pública de São Paulo. Internada no Hospital Geral do Grajaú em 29 de abril com sintomas como dor de cabeça, sonolência, dores nas pernas e desmaios, a atriz mirim sofreu 12 paradas cardiorrespiratórias e não resistiu.
Inicialmente suspeitou-se de dengue, hipótese posteriormente descartada. Exames apontaram uma infecção urinária e a possível existência de um tumor cerebral, que ainda está sendo investigada pelas autoridades médicas e policiais.
Família registra boletim de ocorrência
A família da atriz registrou um boletim de ocorrência e busca respostas. A Polícia Civil trata o caso como "morte suspeita" e o 101º Distrito Policial, responsável pela investigação, já requisitou laudos periciais para apurar se houve negligência ou erro médico.
O que pode acontecer caso seja comprovado um erro médico?
Em entrevista à Contigo!, a advogada Cátia Vita esclarece os caminhos legais caso seja comprovada falha profissional: "Caso seja comprovado um erro médico, a primeira ação a tomar é reunir toda a documentação médica relacionada ao caso, incluindo prontuários, exames, laudos, etc.. Em seguida, é crucial procurar um advogado especialista em direito médico, que poderá avaliar o caso, analisar a documentação e orientar sobre os próximos passos, como a possibilidade de um processo judicial para obter indenização.”, explicou.
Ela também ressaltou que hospitais podem ser responsabilizados juridicamente, mesmo que o erro não tenha sido cometido diretamente pela instituição: “Em geral, um hospital pode ser responsabilizado por erros médicos que ocorram dentro das suas instalações, mesmo que o erro não seja diretamente imputável ao hospital. A responsabilidade do hospital pode ser objetiva (sem necessidade de comprovar culpa) ou subjetiva (necessidade de comprovar culpa), dependendo da natureza do erro e da relação entre o hospital e o médico.", finalizou.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que Millena não foi diagnosticada com dengue e diz colaborar com as investigações.
Sobre Millena Brandão
Millena Brandão foi uma jovem atriz, modelo e influenciadora digital brasileira que faleceu aos 11 anos em 2 de maio de 2025. Ela iniciou sua carreira artística em 2020 como modelo, participando de campanhas publicitárias, e posteriormente integrou a Cia Artística En’cena, dedicando-se ao teatro musical. Em 2023, estreou na televisão como figurante na novela A Infância de Romeu e Julieta, do SBT, e também participou da série Sintonia, da Netflix .
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: