Danone quer reduzir açúcar para 10% - mas precisa adaptar fissura por doces do brasileiro: Nova perspectiva

Por Letícia Ozório 18 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Danone quer reduzir açúcar para 10% - mas precisa adaptar fissura por doces do brasileiro: Nova perspectiva

Novos detalhes sobre danone quer reduzir açúcar para 10% - mas precisa adaptar fissura por doces do brasileiro vêm à tona. de acordo com o ministério da saúde, a maior parcela (64%) desse consumo deriva do que é adicionado aos alimentos e bebidas que ingerimos todos os dias.

Saiba mais: De paris, frança* A história completa está aqui.

É essencial notar que do cafezinho de toda manhã ao bolinho das tardes, uma coisa é comum às tradições brasileiras: o consumo excessivo de açúcar. cada brasileiro chega a consumir 50% acima do recomendado pela organização mundial da saúde, que é de 12 colheradas de chá ao dia

É essencial notar que do cafezinho de toda manhã ao bolinho das tardes, uma coisa é comum às tradições brasileiras: o consumo excessivo de açúcar. - Letícia Ozório

Segundo fontes, esse hábito deve-se muito aos cultivos agrícolas brasileiros. o país figura entre os maiores produtores de cana no mundo, fator que colabora para esse paladar adoçado. de acordo com o ministério da saúde, a maior parcela (64%) desse consumo deriva do que é adicionado aos alimentos e bebidas que ingerimos todos os dias.

Na saúde, os efeitos são múltiplos: obesidade, sobrepeso, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo problemas hepáticos. por isso, um movimento de mercado baixo em açúcar surgiu nos últimos anos, buscando aplacar o consumo dos doces especialmente entre o público mais jovem.

Importante mencionar que essa é a meta da danone, companhia de produtos lácteos, que investe em pesquisa e desenvolvimento para reduzir a presença de açúcares adicionados em alimentos para todas as idades, com atenção especial para crianças

Especialistas apontam que em primeira mão, a fabricante divulgou seu plano para reduzir a porcentagem de açúcar no danoninho, carro-chefe na linha infantil, no brasil: de 11,5% para 10%, quantidade que inclui também os inerentes à produção do petit-suisse, como a lactose. essa meta deve ser atingida em agosto.

O desafio? comercializar itens mais saudáveis para um público já acostumado com sabores extremamente doces.

Redução de açúcar para crianças: Uma nova visão

É essencial notar que o trabalho é árduo: ao mesmo tempo em que precisa vender produtos e garantir a satisfação do consumidor com a fórmula, a empresa atua para alterar a quantidade de açúcares adicionados de forma tímida, sem causar estranhamento ao consumidor

Especialistas apontam que ao longo dos anos, no entanto, a redução é clara: com a diminuição no próximo semestre, a quantidade de açúcares passa de 25% nos anos 1990 para 10%. nos demais países, essa taxa deve ser alcançada até o final do ano, o que já é uma realidade para 75% dos produtos. a quantia de 10% ainda é levada em conta para 95% do portfólio da danone neste ano.

O diretor de pesquisa e inovação para a danone américa latina, gustavo alvarez, conversou com jornalistas durante uma visita às instalações da companhia em paris e contou sobre os avanços nesse cenário — e os obstáculos pela frente. “saúde é o principal objetivo da danone. com essa queda, devemos atingir ainda este ano 45% menos açúcar em comparação com nosso principal concorrente brasileiro”, explica.

É essencial notar que a adaptação do consumidor é um dos processos nos quais a fabricante de alimentos trabalha. por isso não adicionar adoçantes: ao adicioná-los, não há a adaptação do paladar, apenas a troca do “vício” por outro “para reduzir o açúcar, é preciso adaptar o gosto de quem compra o mercado brasileiro ainda não está pronto para uma redução maior se reduzirmos muito, não vendemos”, afirma camillo wittica, vice-presidente de relações-públicas da danone brasil

Especialistas apontam que segundo ele, esse processo precisa reduzir as taxas sem mudar o sabor dos alimentos. “mais importante que o próprio negócio é garantir que os produtos, que contém cálcio, proteínas e vitaminas essenciais, entrem na dieta das crianças. só conseguimos isso fidelizando o cliente”, anuncia.

Centro de inovação

Para avaliar esse processo, a companhia realiza testes locais com o consumidor no centro de inovação paris-saclay, inaugurado em 2023, localizado no plateau de saclay, chamado de vale do silício europeu. a área abriga centros de pesquisa, universidades de alto nível e escolas de engenharia. é nesse ambiente em que são feitos testes sobre a aparência, aroma, sabor, gosto, textura e sensações trigeminais — ou seja, os estímulos sentidos durante a ingestão, como de itens frizantes e a picância — de cada lançamento.

Importante mencionar que ao todo, são 450 metros quadrados dedicados aos testes com consumidores, em locais que imitam salas de estar e cozinhas para tornar o momento o mais natural possível. o objetivo é unir os esforços em ciência e tecnologia para levar saúde a novos mercados são mais de 500 cientistas envolvidos no desenvolvimento de produtos e fórmulas, desde técnicos em alimentos até doutores em engenharia

Especialistas apontam que boa parte das ideias leva anos até as prateleiras de supermercados. de acordo com marion meslin, líder de comunicação externa e gerenciamento de projetos do centro de inovação paris-saclay da danone, o yopro, linha de bebidas focada na ingestão de proteínas, levou nove anos de desenvolvimento. “é preciso um trabalho extenso de pesquisa, que conta com a evolução da ciência e análises de tendências futuras. agora, estamos estudamos o que vai ser uma febre em 10 anos”, explica.

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Yopro, que na frança é chamado hipro, a bebida proteica da danone, que levou nove anos para ser desenvolvida (danone/divulgação)

Vale destacar que isabelle esser, head global de pesquisa, inovação, qualidade, segurança dos alimentos e recursos humanos da danone, contou que o trabalho de criar alimentos mais nutritivos inclui múltiplos esforços. “é muito importante para nós, além de diminuir os açúcares, não utilizarmos corantes artificiais estamos tentando ser o mais natural possível”, conta

Especialistas apontam que para garantir que tudo seja feito a partir da melhor nutrição são levados em conta fatores como imunidade, alergias, energia e performance, saúde mental, recuperação, crescimento infantil e saúde intestinal. esse último, inclusive, é um dos termos mais ouvidos durante a visita ao centro de inovação. desde 2020, o termo passou a 3,5 vezes mais buscado no google do que antes, prova de que as discussões sobre impactos da alimentação saíram dos laboratórios para os celulares e redes sociais.

“a comida precisa ser saborosa, deliciosa, mas, ao mesmo tempo, queremos que ela também seja saudável e, em alguns casos do nosso portfólio, nutricionalmente completa. isso é muito importante para nós”, afirma esser.

Vale destacar que *a jornalista viajou a convite da danone

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