Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em SP; mais de 26 mil imóveis estão sem luz

Por Mateus Omena 18 de Fevereiro de 2026 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em SP; mais de 26 mil imóveis estão sem luz

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta severo de temporal para a tarde desta segunda-feira, 16 de fevereiro. Segundo o comunicado, a chuva forte está se espalhando para várias regiões da capital paulista, principalmente no Centro e na zona Sul.

O órgão também recomendou atenção com ventania e queda de raios e granizo.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a atuação do calor associada à entrada da brisa marítima favorece a formação de instabilidades que provocam chuva forte neste momento em diferentes regiões da capital paulista.

Quais são os bairros mais atingidas?

Há registro de precipitação intensa na Mooca, no Centro, na Vila Mariana, na Marginal do Tietê, em Santana, no Butantã, em Campo Limpo e em M’Boi Mirim, diz o CGE.

O avanço lento das áreas de chuva eleva o risco de alagamentos e de rajadas de vento nessas localidades. A condição decorre do transporte de umidade do litoral para o interior, que encontra temperaturas elevadas na cidade.

Queda de energia

Segundo o Mapa da Energia da Enel, mais de 26 mil imóveis no estado de São Paulo estão sem luz, em razão do temporal. Os moradores mais afetados são os da capital paulista, 24.061. Em seguida, aparecem os municípios de São Lourenço da Serra, com 710 imóveis sem energia, e Diadema, com 696.

Previsão para os próximos dias

Na terça-feira, 17, o sol predomina pela manhã e eleva as temperaturas na capital paulista. Entre o fim da tarde e o início da noite, o calor associado à propagação de áreas de instabilidade vindas do interior provoca pancadas de chuva com intensidade moderada a forte. Há potencial para alagamentos e rajadas de vento nesse período. Os termômetros variam entre 21°C ao amanhecer e 31°C durante a tarde.

Na quarta-feira, 18, a manhã terá sol entre muitas nuvens e sensação de tempo abafado. A partir do meio da tarde, a combinação entre temperaturas elevadas e a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade. A previsão indica pancadas de chuva mais generalizadas, com intensidade moderada a forte, entre o meio da tarde e o início da noite. Há risco de rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. A mínima prevista é de 21°C e a máxima, de 29°C.

*Em atualização.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: