Dois PMs são presos após morte de homem em Paraisópolis após análise de câmeras corporais: Detalhes revelados

Por Agência o Globo 11 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Dois PMs são presos após morte de homem em Paraisópolis após análise de câmeras corporais: Detalhes revelados

A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. Nessa ocorrência, um sargento da rota foi atingido no ombro, e a bala se alojou na clavícula. Vale destacar que por meio das imagens gravadas pelas câmeras corporais dos agentes, foi constatado que a morte “não foi dentro das excludentes de ilicitude” e se tratou de “uma ação ilegal” Especialistas apontam...

Saiba mais: Dois policiais militares foram presos em flagrante por homicídio doloso pela morte de igor oliveira em paraisópolis na tarde desta quinta-feira, 10. a informação foi divulgada pelo coronel massera, porta-voz da polícia militar nesta sexta-feira, 11. Veja os detalhes a seguir.

Vale destacar que por meio das imagens gravadas pelas câmeras corporais dos agentes, foi constatado que a morte “não foi dentro das excludentes de ilicitude” e se tratou de “uma ação ilegal”

Vale destacar que por meio das imagens gravadas pelas câmeras corporais dos agentes, foi constatado que a morte “não foi dentro das excludentes de ilicitude” e se tratou de “uma ação ilegal”. - Agência o Globo

Especialistas

Especialistas apontam que a análise nos indicou que a morte do igor oliveira não foi dentro de padrões que nós esperávamos, dentro das excludentes de ilicitude. visualizamos, pelas câmeras, que dois pms que atiraram no igor o fizeram já com o homem rendido e a providência tomada foi a prisão em flagrante, falou o coronel durante coletiva de imprensa.

Nessa ocorrência, segundo o coronel, os agentes do 16º batalhão, responsável pela área, já estão usando o novo sistema de câmeras corporais do estado, em que as gravações não são ininterruptas, mas precisam ser acionadas pelos agentes. massera explicou que um dos policiais que estavam na ocorrência acionou a câmera em determinado momento, e a partir daí “todas as câmeras acabaram acionadas pelo sistema bluetooth”.

Importante mencionar que quatro policiais da rocam participaram da ação. a incursão começou após eles terem recebido uma denúncia pelo sistema disk denúncia sobre venda de drogas na rua rudolf lotze quatro homens invadiram uma residência e, segundo a pm, foram encontrados em suas mochilas 595 porções de maconha, 49 porções de maconha sintética, 208 porções de crack, 22 frascos de lança-perfume, quatro comprimidos de lsd, 32 comprimidos de ecstase, além de um caderno de anotações, uma balança e r$ 1,3 mil em dinheiro três deles foram presos e um morreu

Nessa

Especialistas apontam que dois deles, marcos vinicius mendes dos santos e iuri nascimento souza de jesus, tinham passagem por tráfico, roubo, furto, receptação e porte de arma e também eram procurados da justiça. um terceiro, chamado vitor davi da silva santos, não tinha passagem. já igor, que morreu ao ser baleado no interior da casa, não possuía passagem como adulto, mas tinha registradas ocorrência de ato infracional por roubo e tráfico quando era menor de idade.

Adicionalmente, a ação policial causou revolta em moradores, que fizeram protestos, barricadas, atearam fogo em objetos e atacaram veículos que passavam pela região de paraisópolis e arredores, como as avenidas hebe camargo e giovanni gronchi. uma pessoa foi presa durante os protestos e um outro homem foi morto na parte da noite.

Importante mencionar que segundo a pm, policiais da rondas ostensivas tobias de aguiar (rota) teriam sido encurralados por criminosos e houve uma “intensa troca de tiros”. segundo massera, os agentes usavam câmeras corporais e a princípio “não há indícios” de irregularidades

Vale

Segundo fontes, os policiais até foram resgatados dali com apoio do 3º batalhão de choque, as imagens das câmeras mostram que a ocorrência foi ok. é claro que toda morte durante ocorrências passa por inquérito policial militar (ipm), mas não há indicativos de excesso. e houve um agente ferido,  falou.

Nessa ocorrência, um sargento da rota foi atingido no ombro, e a bala se alojou na clavícula. inicialmente, o policial foi socorrido ao hospital albert einstein, mas foi transferido posteriormente para o hospital das clínicas e a equipe médica avalia se ele precisará de cirurgia.

É essencial notar que o porta-voz da pm afirmou que a corporação “reconhece e lamenta o erro”, mas destacou “não haverá retrocesso” e que há um trabalho em curso há meses para aumentar o policiamento na região

Especialistas apontam que lamentamos o erro, os policiais vão responder duramente por isso, mas não podemos retroceder nesse trabalho que está sendo feito há vários meses de resgatar o direito à cidadania dos que vivem em paraisópolis. a pm não vai retroceder no combate à criminalidade mesmo diante de tantas adversidades, afirmou massera.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: