Esses são os 3 principais desafios do varejo eletrônico personalizado: Detalhes revelados
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Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. muitos varejistas e fabricantes ainda enfrentam desafios com sistemas e dados, de modo a integrar uma operação omnichannel, principalmente quando operam tanto no físico quanto no e-commerce. Vale destacar que o futuro do varejo não será apenas sobre quem oferece o melhor produto, mas sobre quem consegue entregar a experiência certa, no...
De acordo com fontes, Por richard kenj* A história completa está aqui.
É essencial notar que a personalização de ofertas e produtos se consolidou como uma das principais tendências no varejo e no segmento de eletrônicos, e essa exigência é ainda mais latente. a pesquisa cx trends, realizada pela octadesk em 2024, mostrou que 69% dos consumidores brasileiros esperam ser atendidos com base em seu histórico de compras e preferências em um mercado cada vez mais competitivo, essa expectativa se transforma em um desafio complexo, principalmente para quem atua com produtos de alta tecnologia e inovação constante
De acordo com informações, no setor de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, como é o nosso caso, a personalização não se limita à comunicação. ela começa na escolha dos produtos que chegam ao portfólio. entender o comportamento de consumo, os dispositivos que mais crescem em adoção e as funcionalidades que os usuários priorizam permite antecipar tendências e oferecer soluções mais conectadas às reais necessidades do público.
1. A questão operacional
O primeiro desafio, portanto, é operacional. para garantir esse nível de personalização em um mercado tão dinâmico, é indispensável contar com uma infraestrutura tecnológica robusta e integrada. muitos varejistas e fabricantes ainda enfrentam desafios com sistemas e dados, de modo a integrar uma operação omnichannel, principalmente quando operam tanto no físico quanto no e-commerce. essa integração é fundamental para gerar uma jornada fluida e ampliar a expansão dos canais, de maneira a oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, especialmente em um país de dimensões continentais como o brasil.
2. A coleta e uso responsável dos dados
Importante mencionar que o segundo desafio envolve a coleta e o uso responsável dos dados. embora os consumidores queiram atendimento personalizado, a preocupação com a privacidade e o uso ético das informações só cresce é fundamental deixar claro como os dados são armazenados, protegidos e utilizados, sempre em conformidade com a lei geral de proteção de dados (lgpd) no varejo de eletrônicos, onde as compras muitas vezes envolvem dados sensíveis, a transparência é um diferencial competitivo quanto mais confiança o cliente tiver, maior será sua fidelização à marca
3. O fator humano
Segundo fontes, o terceiro ponto é o fator humano. ainda que tenhamos ferramentas automatizadas para diversos estágios da jornada, a tecnologia não pode substituir o olhar empático. a personalização eficiente é aquela que alia inteligência de dados com sensibilidade. inclusive, neste ponto, é possível mencionar a estratégia phygital, que amplia o fator humano no ambiente físico e digital.
Adicionalmente, a personalização em escala é, portanto, um caminho sem volta, mas ela exige investimento, estratégia e propósito. no mercado de eletrônicos, onde as novidades surgem diariamente, personalizar é também educar, orientar e gerar valor real.
Vale destacar que o futuro do varejo não será apenas sobre quem oferece o melhor produto, mas sobre quem consegue entregar a experiência certa, no momento certo, para a pessoa certa, com ética, inteligência e cuidado. aparentemente é óbvio, mas é um desafio e tanto implementarmos e executarmos o óbvio
Segundo fontes, *richard kenj é diretor comercial da lity.
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