Exclusivo: Lula participa de congresso da UNE em Goiânia e homenageia estudantes que morreram em acidente
:format(webp))
Novos detalhes sobre exclusivo vêm à tona. o bolsonarista chegou a ser empurrado e a discussão foi apartada por policiais. a estimativa da une é que tenham cerca de três mil pessoas presentes.
De acordo com fontes, O presidente luiz inácio lula da silva (pt) participa nesta quinta-feira, 17, do 60º congresso da união nacional dos estudantes (conune) em goiânia. o ato acontece no centro de cultura e eventos professor ricardo freua bufáiçal, na universidade federal de goiás (ufg), e marca a segunda visita de lula à capital goiana desde o início do terceiro mandato. Veja os detalhes a seguir.
É essencial notar que antes de subir ao palanque, lula se reuniu com estudantes da universidade federal do pará (ufpa) que sobreviveram ao acidente ocorrido na br-153, em goiás, ontem, e colocou a disposição a força nacional do sus. a colisão entre um caminhão e dois ônibus deixou cinco mortos, uma pessoa em estado gravíssimo, além de vários feridos
De acordo com informações, o encontro se deu de forma reservada, com a presença de apenas alguns integrantes da delegação paraense. o intuito foi prestar solidariedade de forma pessoal e respeitosa. as vítimas seguiam rumo ao congresso e iriam presenciar o discurso presidencial. no evento, pediu um minuto de aplausos aos três estudantes que morreram.
Estão presentes parlamentares como o líder do governo no senado, jaques wagner, e o ex-ministro da secom, o deputado paulo pimenta. o novo presidente do pt, edinho silva, também participa. os ministros camilo santana (educação), márcio macedo (secretaria-geral) e alexandre padilha (saúde) acompanham a viagem.
Reduto bolsonarista: Saiba mais
É essencial notar que a visita ocorre em um território politicamente adverso ao governo. o estado de goiás é comandado pelo governador ronaldo caiado (união brasil), de direita e que tem se projetado como possível presidenciável em 2026
Especialistas apontam que na entrada do evento, estudantes chegaram a discutir com um apoiador e jair bolsonaro (pl), que vestia uma camisa com o rosto do ex-presidente. o bolsonarista chegou a ser empurrado e a discussão foi apartada por policiais. em 2022, o ex-mandatário foi vencedor na capital goiana, com 63,95% dos votos no segundo turno.
O congresso é intitulado o brasil se une pela soberania, em referência às taxas de 50% anunciadas pelo presidente dos estados unidos, donald trump, na semana passada. a estimativa da une é que tenham cerca de três mil pessoas presentes.
É essencial notar que a presença de lula no congresso é vista pela une como uma oportunidade de pressionar o governo por mais investimentos na educação. “é uma oportunidade geracional de olharmos nos olhos do presidente e cobrarmos aquilo que é nosso por direito: mais investimentos nas universidades, nos institutos, na permanência, no futuro da juventude brasileira ”, publicou a entidade nas redes sociais
Especialistas apontam que os estudantes puxaram gritos de lula, a juventude quer almoçar, em referência a um pleito pela implementação do bandeijão. os estudantes também cantaram pelo fim da escala 6x1, a não concessão de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 e contra a mudança no licenciamento ambiental.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: