Exclusivo: Quanto o brasileiro gasta em delivery por mês? Valor não é tão alto quanto se pensava
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Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. Vale destacar que as estratégias das plataformas para aquisição de clientes, com descontos agressivos e promoções, somado à escassez de tempo e demanda por praticidade do consumidor, são alguns dos fatores que impulsionam os apps de comida Segundo fontes, “as empresas têm também criado estratégias de retenção e recorrência, onde incentivam o...
De acordo com fontes, Hoje, é comum pegar o celular numa sexta-feira a noite, escolher uma categoria como ‘pizza’ ou ‘hambúrguer’ e em questão de 1 hora (ou menos) ter sua comida em casa, sem precisar ir a qualquer lugar. os deliveries se popularizaram nos últimos anos, principalmente depois da pandemia. A história completa está aqui.
Vale destacar que as estratégias das plataformas para aquisição de clientes, com descontos agressivos e promoções, somado à escassez de tempo e demanda por praticidade do consumidor, são alguns dos fatores que impulsionam os apps de comida
Segundo fontes, “as empresas têm também criado estratégias de retenção e recorrência, onde incentivam o cliente a continuar comprando, como clubes de fidelidade”, explica bruno chan, ceo e cofundador da klavi.
A ideia de que o brasileiro pede muito delivery pode ser medida em números: mais da metade (53,2%) da população já usa apps de delivery segundo uma pesquisa feita pela klavi. entretanto, a grande maioria ainda prefere o jeito tradicional: 93,1% não abrem mão de uma ida ao restaurante.
Importante mencionar que a klavi também analisou 24,6 milhões de transações em apps de delivery para tentar identificar quanto e em que frequência o brasileiro gastava com os aplicativos
Segundo fontes, e identificou que no primeiro trimestre de 2025, foram realizadas 14,7 transações, por pessoa, o que representa 4,9 transações por mês.
Além disso, dentro da amostra analisada, de 1,68 milhão de pessoas, no mesmo período, foram transacionados r$ 1,11 bilhões em apps de delivery.
Vale destacar que já o valor médio transacionado por pessoa foi de r$ 661 no primeiro trimestre de 2025, o que corresponde a um gasto médio mensal de r$ 220 por mês e um ticket médio de r$ 45 por refeição. mais da metade, 60% dos clientes, pagam os pedidos no débito, enquanto 17% pagam em crédito e 23% no pix
Market-share: um mercado até então dominado
Segundo fontes, entre os nomes mais conhecidos do mercado, o ifood sai na frente, com 92,9% da amostra fazendo pedidos pela plataforma.
Mas a competição nesse setor ficou mais acirrada este ano, com a volta do 99 food, incentivos no rappi para restaurantes e chegada do keeta, aplicativo da chinesa meituan, no brasil.
Importante mencionar que “vamos ter cada vez mais concorrência neste segmento, barateando o custo de uma boa alimentação por delivery”, afirma chan
Especialistas apontam que embora diversos players possam ingressar nesse mercado, a tendência de médio e longo prazo é de consolidação, diz o ceo da klav.
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