Exclusivo: 'Tinder do SAF': plataforma conecta fabricantes e empresas interessadas no produto

Por Da Redação 30 de junho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Exclusivo: 'Tinder do SAF': plataforma conecta fabricantes e empresas interessadas no produto

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. uma tonelada de saf pode custar entre us$ 1,2 bilhão e us$ 1,7 bilhão, segundo o site esg today. ele pode ser colocado nos aviões atuais, que usam querosene, sem precisar de adaptações.

Em uma revelação exclusiva, A associação internacional de transporte aéreo (iata) lançou uma plataforma para conectar produtores de saf (combustível sustentável de aviação, na sigla em inglês) a empresas interessadas no produto. o serviço se chama saf matchmaker. A história completa está aqui.

É essencial notar que as empresas aéreas querem adotar o saf para poderem atender metas de redução de emissões. no entanto, a produção do combustível ainda é muito baixa frente à demanda

É essencial notar que as empresas aéreas querem adotar o saf para poderem atender metas de redução de emissões. - Da Redação

De acordo com informações, na plataforma, as empresas poderão encontrar ofertas de fornecedores e seus contatos, para negociarem compras imediatas ou encomendas futuras do produto.

Por outro lado, “para atingir zero emissão líquida de carbono até 2050, precisamos de um mercado de saf acessível, transparente, fluido e eficiente", afirmou marie owens thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da iata, em comunicado.

Vale destacar que "a plataforma saf matchmaker vai acelerar a adoção de saf, reduzindo os custos e a complexidade que as companhias aéreas enfrentam ao buscar fornecedores de saf”, diz thomsen

O que é SAF?

Segundo fontes, o saf (combustível sustentável de aviação, na sigla em inglês) é um produto que busca substituir o querosene como principal combustível usado por grandes aviões.

O produto tem origem vegetal e pode ser feito a partir de vários tipos de biomassa, como cana-de-açúcar e milho. ele pode ser colocado nos aviões atuais, que usam querosene, sem precisar de adaptações.

Importante mencionar que o brasil tem potencial para ser um grande produtor de saf, por estar avançado na produção de biocombustíveis, especialmente o etanol e o biodiesel

Segundo fontes, em 2025, a expectativa da iata é que a produção de saf atinja 2 milhões de toneladas, o dobro do ano passado. no entanto, isso representa apenas 0,7% do total de combustível usado na aviação global.

Por outro lado, um dos entraves para o uso do saf é que ele custa bem mais caro do que o querosene. uma tonelada de saf pode custar entre us$ 1,2 bilhão e us$ 1,7 bilhão, segundo o site esg today.

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