Exclusivo: YouTube registra virada histórica de consumo: TV conectada ultrapassa celular no Brasil
:format(webp))
Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. “o futuro do entretenimento está sendo construído aqui, no youtube”, completa. A plataforma também apresentou o peak points, solução de inteligência artificial que posiciona anúncios nos momentos de maior atenção do público.
Em uma revelação exclusiva, A tv conectada superou o celular como a principal tela de consumo de vídeos do youtube dentro de casa, segundo dados da kantar ibope media. o levantamento mostra que a participação da ctv entre pessoas com mais de 18 anos saltou de 41% para 53% em três anos. atualmente, mais de 80 milhões de brasileiros assistem à plataforma na tela da tv. Continue lendo para saber mais.
É essencial notar que o anúncio foi feito pela empresa nesta quarta-feira, 8, durante o brandcast, seu evento anual para o mercado publicitário. essa migração da audiência, aponta o youtube, é impulsionada pelo conteúdo oferecido e pela conexão que seus criadores proporcionam
De acordo com informações, patricia muratori, diretora da plataforma na américa latina, disse que os youtubers estão se tornando as novas startups do entretenimento e têm em comum o fato de estabelecerem uma conexão autêntica com seus fãs.
“essa é a chave para entender a influência que o youtube construiu na cultura nesses 20 anos e que vai continuar construindo nos próximos 20. prova disso é que, de acordo com uma pesquisa da talk shoppe, 89% dos espectadores da geração z no brasil concordam que os criadores do youtube publicam conteúdo em que podem confiar”, disse a executiva.
Vale destacar que além de destacar o papel dos criadores e da audiência conectada, o youtube aproveitou o brandcast para anunciar novas soluções voltadas ao mercado publicitário e ao comércio eletrônico integrado à tv
Publicidade e novos recursos de IA: Uma nova visão
Segundo fontes, entre as novidades, está o shoppable ctv, ferramenta de publicidade focada em tvs conectadas que chega ao brasil até o fim de 2025. a solução promete tornar o caminho de compra mais interativo e fluido: o público poderá adquirir produtos diretamente na tv ou enviar o link para o celular e continuar navegando pelo dispositivo móvel.
“cada vez mais os brasileiros desejam assistir ao conteúdo do youtube também por meio da tv, levando a personalização para uma experiência coletiva e imersiva”, diz fábio coelho, presidente do google brasil. “o youtube é o palco dos maiores momentos culturais, seja no esporte, na música ou no entretenimento, com os fãs mais apaixonados e onde as marcas alcançam resultados incomparáveis.”
Vale destacar que o youtube é hoje o serviço de streaming número 1 em consumo nas tvs conectadas no país, com 56% de participação entre pessoas com mais de 18 anos, segundo a kantar ibope media
De acordo com informações, outro recurso anunciado foi o shoppable masthead, já em testes no brasil. o formato oferece às marcas uma posição de destaque para converter interesse em ação, permitindo exibir produtos junto ao vídeo imersivo e selecionar os itens de acordo com seus objetivos de negócio.
A plataforma também apresentou o peak points, solução de inteligência artificial que posiciona anúncios nos momentos de maior atenção do público. a ferramenta estará disponível no primeiro semestre de 2026.
Nova monetização para criadores: Saiba mais
Vale destacar que diante da importância do público jovem e engajado, o youtube lançou o programa de afiliados do youtube shopping, que estará disponível a todos os criadores elegíveis a partir de 4 de novembro
Segundo fontes, conforme adiantado pela exame, os criadores poderão marcar em seus vídeos e shorts produtos do mercado livre e da shopee, os dois primeiros varejistas parceiros da plataforma no brasil. “essa expansão oferece aos criadores um caminho mais direto e eficiente para monetizar sua audiência”, afirma muratori.
Projetos comerciais para 2026
O youtube também apresentou seus projetos comerciais para 2026, oferecendo oportunidades para marcas em quatro áreas: música, entretenimento, esportes e bem-estar.
Importante mencionar que esses projetos são focados em conteúdos de formato longo, de alta performance em tvs conectadas. entre os destaques estão as novas temporadas do tiny desk brasil — que já contou com volkswagen e heineken como patrocinadoras — e do masterchef creators, cuja primeira temporada somou 7,8 milhões de visualizações e 319 mil interações
Especialistas apontam que a plataforma ainda terá novelas com títulos licenciados e microdramas locais em parceria com a sofá digital e o canal noverama, além de wellness 2026, com conteúdos de saúde e bem-estar que incluem participações de luciana haddad, drauzio varella, esquetes do porta dos fundos e o ted health brasil, previsto para junho de 2026, em são paulo.
No pilar esportivo, o youtube transmitirá 38 jogos do brasileirão, 16 do paulistão e, pela primeira vez, todos os 104 jogos da copa do mundo fifa 2026, em parceria com a cazétv.
É essencial notar que os campeonatos nacionais contam com casas bahia, claro, latam airlines, fiat e pagbank entre os anunciantes confirmados. já a transmissão da copa terá patrocínio de ambev, bet365, betnacional, coca-cola, decolar, gm, ifood, itaú, kto, mercado livre e vivo
De acordo com informações, “estamos muito felizes com os projetos para 2026, que reforçam o nosso compromisso em ser a casa dos criadores e das marcas que desejam se conectar com o público de forma autêntica e relevante”, diz alessandra gambuzzi, head de conteúdo e creative solutions do google. “o futuro do entretenimento está sendo construído aqui, no youtube”, completa.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: