Fé dos famosos: Saiba quais celebridades seguem o Candomblé

Se posicionando publicamente sobre o tema, celebridades como Anitta e Alcione já revelaram professar o Candomblé
Apesar da intolerância religiosa ainda ser uma realidade no Brasil, o Candomblé é uma das expressões de fé mais importantes da cultura afro-brasileira e tem ganhado cada vez mais voz entre os famosos. Com raízes ancestrais vindas da África, a religião é baseada no culto aos orixás, divindades ligadas à natureza e às forças da vida. Os rituais celebram a espiritualidade, a ancestralidade e a conexão com o sagrado por meio da música, dança e oferendas.
Famosos que sejam a religião de matriz africana
Entre os nomes de destaque que seguem o Candomblé está Anitta. A poderosa se converteu em 2013 e ocupa o cargo de Ẹkẹdi, responsável por auxiliar nas funções litúrgicas no terreiro que frequenta em Nova Iguaçu, no Rio. A fé da cantora segue os passos de seu pai, Mauro Machado, também adepto da religião.
Outra figura pública que exalta as raízes afro-brasileiras é Daniela Mercury. A cantora baiana já se declarou filha de Oxalá e costuma fazer homenagens à religião em suas músicas, como em Senhora do Terreiro. Além disso, ela se posiciona com firmeza contra o preconceito religioso.
Bruno Gagliasso também tem uma forte ligação com o Candomblé. O ator é Ogã, título concedido aos homens que tocam os atabaques e conduzem os cânticos durante as cerimônias. Ele frequenta o terreiro Ilê Axé Opô Aganju, em Salvador, e revelou sua fé durante as gravações da série Santo, da Netflix.
Já Cleo Pires renovou os votos de casamento em um terreiro em 2022. A atriz costuma usar suas redes sociais para denunciar ataques de intolerância religiosa. “Eu espero n ão ter que ficar voltando nesse assunto que já era para ser uma página virada, n ão vou tolerar esse tipo de comentário por aqui" , desabafou em uma de suas postagens.
Isis Valverde se aproximou da religião após sofrer um acidente de carro em 2014. Desde então, compartilha sua devoção a Iemanjá, orixá das águas, e faz publicações em reverência a ela.
A atriz e cantora Jéssica Ellen conheceu o Candomblé em 2016, após participar de uma festa de Oxalá, e afirma que encontrou paz e acolhimento nos rituais. “É um lugar onde me sinto em casa”, declarou em entrevistas.
Um dos nomes mais icônicos da música brasileira, Maria Bethânia, é iniciada no Candomblé desde 1981. Ao contrário do irmão, Caetano Veloso, que não seguiu na religião, Bethânia mantém sua relação com os orixás e já dedicou diversas apresentações a eles.
Alcione, a Marrom, também é adepta da fé. A cantora foi criada no catolicismo, mas encontrou no Candomblé uma nova forma de se conectar com o divino. Ela costuma frequentar um terreiro em Duque de Caxias, no Rio, e é devota de Iansã, a orixá dos ventos e das tempestades.
Tô completamente viciada nessas fofocas!
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: