Fernanda Torres e artistas entram em confronto com prefeitura de SP; saiba o motivo

Por Autor Desconhecido 21/08/2025, às 22:48 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Fernanda Torres e artistas entram em confronto com prefeitura de SP; saiba o motivo

Prefeitura de SP e artistas entram em embate por teatro que será substituído por habitações populares

O Teatro de Contêiner Mungunzá, na região da Luz, no centro de São Paulo, enfrenta um prazo de desocupação que termina hoje, 21 de agosto. Em um apelo público, a atriz Fernanda Torres enviou uma carta ao prefeito Ricardo Nunes pedindo a permanência do equipamento cultural no local. O Ministério da Cultura também manifestou apoio ao teatro.

Fernanda

A mobilização pela permanência do espaço começou após uma ação da Guarda Civil Metropolitana, que usou spray de pimenta e força contra artistas na última terça-feira. A situação levou o Ministério Público de São Paulo a abrir um inquérito para investigar a atuação da prefeitura e de seus gestores por possível abuso de autoridade.

A mobilização pela permanência do espaço começou após uma ação da Guarda Civil Metropolitana, que usou spray de pimenta e força contra artistas na última terça-feira. - Autor Desconhecido

Instalado desde 2016 na Rua dos Gusmões, o teatro funciona como um centro de atividades artísticas e sociais para a população. A gestão municipal defende que a área será usada para a construção de habitações populares e afirma que já ofereceu outras três áreas para a continuação dos projetos da Cia Mungunzá de Teatro e da ONG Tem Sentimento. A prefeitura também divulgou que já investiu mais de R$ 2,5 milhões no teatro por meio de incentivos públicos.

Torres

Em sua carta, a atriz Fernanda Torres argumentou que remover o teatro desestrutura um trabalho enraizado na comunidade há quase uma década. A atriz Fernanda Montenegro, que havia se manifestado pelas redes sociais em junho, classificou o espaço como um símbolo do renascimento cultural da região.

Os representantes do teatro pedem um prazo de 120 dias para viabilizar a transição. Já o Ministério da Cultura solicitou uma prorrogação de 180 dias. A prefeitura mantém a decisão de despejo.

Teatro

Uma publicação compartilhada por Fernanda Torres (@oficialfernandatorres)

A noite do Oscar 2025 rendeu muitas emoções para os brasileiros. Fernanda Torres não levou o prêmio de Melhor Atriz, que foi conquistado por Mikey Madison, estrela do filme ‘Anora’. A categoria de Melhor Filme também garantiu uma estatueta para a produção norte-americana. Continue lendo aqui!

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: