George Santos se entrega à Justiça dos EUA e começa a cumprir pena

Por Luany Araújo 25/07/2025 às 18:50 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
George Santos se entrega à Justiça dos EUA e começa a cumprir pena

George Santos se entrega à Justiça dos EUA e começa a cumprir pena

Santos

O ex-congressista americano George Santos se entregou às autoridades nesta sexta-feira (25/7), em Fairton, Nova Jersey, para iniciar o cumprimento da pena de sete anos de prisão por crimes de fraude e falsidade ideológica. Filho de brasileiros e ex-deputado pelo estado de Nova York, Santos foi condenado por enganar eleitores e doadores durante sua campanha ao Congresso, em 2022.

O ex-congressista americano George Santos se entregou às autoridades nesta sexta-feira (25/7), em Fairton, Nova Jersey, para iniciar o cumprimento da pena de sete anos de prisão por crimes de fraude e falsidade ideológica. - Luany Araújo

George

Ele se apresentou no último dia do prazo determinado pela Justiça americana. Condenado em abril, Santos firmou um acordo judicial no qual admitiu ter cometido fraude eletrônica e utilizado dados pessoais de terceiros, inclusive de familiares, para obter recursos e impulsionar sua candidatura. Como parte do acordo, ele também deverá pagar cerca de 580 mil dólares em multas.

Nova

A história na política de Santos foi marcada por contradições desde o início. Eleito ao conquistar um distrito tradicionalmente democrata, o republicano logo se viu envolvido em controvérsias após vir à tona que havia forjado parte de seu histórico profissional e acadêmico. Alegações falsas sobre passagens por grandes empresas de Wall Street e uma suposta fortuna imobiliária nunca comprovada ajudaram a construir a imagem de um outsider bem-sucedido, versão que rapidamente foi descoberta com investigações.

Expulso da Câmara dos Representantes em 2023, Santos passou a adotar um tom irônico nas redes sociais. Na véspera de se apresentar à Justiça, publicou mensagens sarcásticas se despedindo dos seguidores e ironizando adversários políticos. “Talvez eu esteja saindo de cena (por enquanto), mas acreditem: lendas nunca se despedem de verdade”, escreveu.

Santos foi o primeiro congressista da história dos EUA a ser expulso da Câmara sem ter sido condenado criminalmente à época. Agora, começa a cumprir sua pena em uma prisão federal.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: