George Santos se entrega à Justiça dos EUA e começa a cumprir pena

George Santos se entrega à Justiça dos EUA e começa a cumprir pena
Santos
O ex-congressista americano George Santos se entregou às autoridades nesta sexta-feira (25/7), em Fairton, Nova Jersey, para iniciar o cumprimento da pena de sete anos de prisão por crimes de fraude e falsidade ideológica. Filho de brasileiros e ex-deputado pelo estado de Nova York, Santos foi condenado por enganar eleitores e doadores durante sua campanha ao Congresso, em 2022.
George
Ele se apresentou no último dia do prazo determinado pela Justiça americana. Condenado em abril, Santos firmou um acordo judicial no qual admitiu ter cometido fraude eletrônica e utilizado dados pessoais de terceiros, inclusive de familiares, para obter recursos e impulsionar sua candidatura. Como parte do acordo, ele também deverá pagar cerca de 580 mil dólares em multas.
Nova
A história na política de Santos foi marcada por contradições desde o início. Eleito ao conquistar um distrito tradicionalmente democrata, o republicano logo se viu envolvido em controvérsias após vir à tona que havia forjado parte de seu histórico profissional e acadêmico. Alegações falsas sobre passagens por grandes empresas de Wall Street e uma suposta fortuna imobiliária nunca comprovada ajudaram a construir a imagem de um outsider bem-sucedido, versão que rapidamente foi descoberta com investigações.
Expulso da Câmara dos Representantes em 2023, Santos passou a adotar um tom irônico nas redes sociais. Na véspera de se apresentar à Justiça, publicou mensagens sarcásticas se despedindo dos seguidores e ironizando adversários políticos. “Talvez eu esteja saindo de cena (por enquanto), mas acreditem: lendas nunca se despedem de verdade”, escreveu.
Santos foi o primeiro congressista da história dos EUA a ser expulso da Câmara sem ter sido condenado criminalmente à época. Agora, começa a cumprir sua pena em uma prisão federal.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: