Guerra Irã e Israel: Ataques continuam e líderes fazem novas ameaças

Por AFP 15 de junho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Guerra Irã e Israel: Ataques continuam e líderes fazem novas ameaças

Novos detalhes sobre guerra irã e israel vêm à tona. é a principal instalação de enriquecimento de urânio" do país, disse netanyahu à fox news a agência internacional de energia atômica (aiea) afirmou na sexta-feira que parte dessa instalação, fundamental para o programa de armas nucleares do irã, havia sido destruída pelos ataques israelenses Especialistas apontam que israel lançou uma...

De acordo com fontes, O primeiro-ministro israelense, benjamin netanyahu, afirmou neste domingo (15)  que o exército israelense destruiu a principal instalação de enriquecimento de urânio do irã e sugeriu que o chefe da inteligência iraniana, mohammad kazemi, foi morto em um ataque aéreo. A história completa está aqui.

É essencial notar que "destruímos a principal instalação em natanz. é a principal instalação de enriquecimento de urânio" do país, disse netanyahu à fox news a agência internacional de energia atômica (aiea) afirmou na sexta-feira que parte dessa instalação, fundamental para o programa de armas nucleares do irã, havia sido destruída pelos ataques israelenses

É essencial notar que "destruímos a principal instalação em natanz. - AFP

Especialistas apontam que israel lançou uma nova onda de ataques contra o irã neste domingo (15), após o primeiro-ministro, benjamin netanyahu, alertar que teerã "pagará um preço muito alto" pela morte de civis.

Paralelamente, o irã lançou mísseis contra israel, acionando sirenes de ataque aéreo em jerusalém e outras partes do país.

Irã x Israel

Vale destacar que israel continuou seus ataques a instalações militares e depósitos de combustível em solo iraniano, incluindo a destruição de "um avião de reabastecimento de combustível iraniano no aeroporto de mashhad", uma cidade no leste do país, e "dezenas" de ataques contra infraestruturas de mísseis no oeste do irã

Especialistas apontam que em teerã, a televisão estatal noticiou a morte de pelo menos cinco pessoas em um ataque israelense a um prédio residencial. segundo um jornalista da afp, houve "duas explosões" com poucos minutos de diferença perto do ministério das comunicações.

Além disso, o governo iraniano anunciou que mesquitas, estações de metrô e escolas serviriam de abrigo para a população a partir da noite de domingo.

Importante mencionar que os sistemas de defesa aérea foram ativados neste domingo (15) em teerã, capital do irã, e no oeste do país, informou a mídia oficial

Segundo fontes, "há alguns minutos, o sistema de defesa aérea em kermanshah", uma cidade no oeste do país, foi ativado, informou a agência de notícias mehr. enquanto isso, a agência de notícias irna informou que as defesas aéreas também foram ativadas na capital.

Em israel, os ataques na madrugada de sábado e domingo deixaram dez mortos e mais de 200 feridos, segundo os serviços de emergência e a polícia, elevando o número de mortos desde sexta-feira para 13.

É essencial notar que no irã, pelo menos 128 pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram e cerca de 900 ficaram feridas em ataques israelenses, segundo o jornal etemad, citando o ministério da saúde

Especialistas apontam que o objetivo de israel é atacar "todas as instalações e alvos do regime" no irã, disse netanyahu no sábado.

Além disso, o conflito começou na sexta-feira, quando o exército israelense lançou um ataque sem precedentes e em larga escala contra o irã, com o objetivo declarado de impedi-lo de adquirir armas nucleares.

Vale destacar que após décadas de guerra indireta e operações pontuais, esta é a primeira vez que os dois países se envolvem em um confronto militar tão intenso

Segundo fontes, o presidente dos estados unidos, donald trump, aliado de israel, instou as partes em conflito neste domingo a "chegarem a um acordo". ele disse ser "possível" que seu país se envolvesse no conflito, mas afirmou que "não está envolvido neste momento".

Além disso, no entanto, o ministro das relações exteriores iraniano, abbas araqchi, afirma ter "evidências sólidas do apoio das forças e bases americanas" aos ataques israelenses.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: