Hoje na Netflix, um dos melhores faroestes dos últimos anos: Um excelente filme de western que muitos nem sabem que existe

Por Giovanni Rodrigues 12 de Abril de 2025 às 09h00 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Hoje na Netflix, um dos melhores faroestes dos últimos anos: Um excelente filme de western que muitos nem sabem que existe

Os melhores anos do cinema do oeste ficaram para trás há muito tempo, mas alguns faroestes recentes ainda valem muito a pena e hoje gostaria de falar sobre um que nem chegou a estrear nos cinemas do mundo todo: Retorno da Lenda, agora disponível na Netflix.

Um faroeste escondido

Apresentado no Festival de Veneza de 2021, Retorno da Lenda é escrito e dirigido pelo pouco conhecido Potsy Ponciroli, que contou na ocasião com um elenco liderado pelo quase sempre confiável Tim Blake Nelson. Sua premissa, um fora da lei busca refúgio na fazenda de um veterano fazendeiro que vive acompanhado apenas de seu filho, pode soar como algo visto em muitas ocasiões, mas garanto que o filme contém algumas surpresas nos pouco mais de 90 minutos de duração.

"Infelizmente, Retorno da Lenda é um filme que teve uma distribuição muito reduzida. No entanto, agora pode ser resgatado graças a sua presença no catálogo da Netflix." - Giovanni Rodrigues

Aqui encontrarão um filme com poucos personagens e espaços reduzidos - a grande maioria da metragem acontece na fazenda -, o que nunca significa que pareça um filme barato feito às pressas. Em vez disso, potencializa-se a sensação de viver isolado da sociedade e como a chegada de forasteiros abala a vida do protagonista e seu filho.

Estilo e ritmo marcantes

Isso é enfatizado por um ritmo pausado que deixa os personagens respirarem e consegue uma efetiva naturalidade cinematográfica. Ou seja, não se busca nada parecido com realismo, mas sim algo muito próximo ao que no cinema clássico leva a uma sensação de proximidade com seus personagens. Os diálogos convincentes escritos por Ponciroli também têm bastante importância neste ponto.

"Por isso, não esperem em Retorno da Lenda um filme em que prima a ação, mas quando chega o momento, sabe manejar bastante bem o equilíbrio entre tensão e violência." - Crítica

Além disso, seu bom acabamento visual apoiado na muito eficiente fotografia de John Matysiak ajuda a que se mergulhe mais no microcosmo que apresenta.

Atuações de destaque

A outra cereja do bolo é o bom trabalho do elenco. É verdade que Nelson brilha com luz própria, mostrando uma desenvoltura e uma presença que deixam claro que não estamos diante de um simples fazendeiro viúvo. Tanto sua atitude como a forma de se mover - a parte física tem um grande peso no filme - e até de falar ajudam a criar um grande protagonista.

É verdade que talvez Gavin Lewis como seu filho seja o personagem menos estimulante, mas na hora da verdade não deixa de ser alguém com uma atitude mais passiva. Para compensar, temos Stephen Dorff como o chefe dos vilões mostrando um saber fazer indiscutível.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: