Jeff Bezos resume em 4 palavras de liderança por trás de objetivos realmente difíceis
Alcançar qualquer objetivo que realmente valha a pena é mais difícil do que parece no início. Construir uma carreira, abrir um negócio, aprender um novo idioma ou treinar para uma maratona exige mais do que motivação inicial.
Exige resiliência diante de frustrações, tarefas inesperadas e rotinas menos inspiradoras do que o sonho original. Para Jeff Bezos, fundador da Amazon, aceitar essa realidade é parte essencial da liderança. As informações foram retiradas de Inc.
Você pode aprender os segredos de liderança de um dos maiores empresários do Brasil. Garanta sua vaga gratuita na Masterclass exclusiva e transforme sua forma de liderar.
Todo trabalho difícil vem acompanhado de partes invisíveis
Na visão de Bezos, um dos principais erros de quem estabelece grandes metas é subestimar tudo o que vem junto com elas. O esforço não está apenas no objetivo final, mas nas atividades que surgem no caminho, muitas vezes longe daquilo que motivou a escolha inicial.
No caso de empreendedores, por exemplo, quanto mais um negócio cresce, menos tempo o fundador dedica às atividades operacionais que o levaram a criá-lo. No lugar disso, entram gestão de pessoas, administração, contabilidade, agendas, processos e expectativas de clientes.
Com o tempo, como descreve o texto da Inc., a lista de pendências supera a lista de entregas concluídas. E é nesse ponto que muitos desistem.
Quer aprender a pensar grande, agir com clareza e se conectar com pessoas de alto nível? Inscreva-se agora e participe gratuitamente da Masterclass com Jorge Paulo Lemann.
A frustração é o que separa quem continua de quem para
Segundo Bezos, não é a dificuldade em si que faz as pessoas abandonarem seus objetivos, mas o choque entre expectativa e realidade. O sonho raramente corresponde à experiência diária.
Essa frustração explica por que tantos projetos ficam pelo caminho, mesmo quando a ideia inicial parecia promissora. Liderar, crescer e evoluir profissionalmente implica conviver com partes do trabalho que não são prazerosas, e aceitar isso como parte do processo.
As 4 palavras que redefinem sucesso profissional
A síntese da mentalidade de Bezos está em uma constatação simples, mas pouco intuitiva. Segundo ele, as pessoas criam padrões muito elevados sobre como a vida profissional deveria ser.
“Se você conseguir chegar a um ponto em que goste de metade do seu trabalho, isso é incrível”, afirmou. Para Bezos, poucas pessoas alcançam esse nível de satisfação.
A ideia não é romantizar a insatisfação, mas normalizar o fato de que trabalhos relevantes não são compostos apenas de momentos gratificantes. Gostar de metade já indica alinhamento, propósito e resiliência.
Aprenda sobre liderança com um especialista
A masterclass “Liderança com Jorge Paulo Lemann” é gratuita e online. Você terá acesso a três módulos exclusivos que ensinam a pensar grande com clareza, executar com simplicidade e eficácia e construir uma rede de pessoas talentosas para impulsionar sua carreira.
Com essa masterclass você pode:
Inscreva-se agora e garanta sua vaga gratuita para aprender com um dos maiores empresários do Brasil.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: