Le Pub desliga chief creative officer em meio a polêmica no Cannes Lions: Detalhes revelados

Por Juliana Pio 11 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Le Pub desliga chief creative officer em meio a polêmica no Cannes Lions: Detalhes revelados

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. “o cenário da indústria está mudando em velocidade acelerada e, assim como o restante do mercado, o cannes lions está se adaptando rapidamente a isso”, afirmou em nota De acordo com informações, o novo conjunto de diretrizes passa a valer a partir de 2026 e prevê regras mais rígidas para garantir a...

Em uma revelação exclusiva, Felipe cury deixou a liderança criativa da le pub, após uma investigação interna da agência sobre o videocase “followers store”, criado para a new balance. a campanha foi premiada com três leões no festival de cannes de 2025. Veja os detalhes a seguir.

É essencial notar que a saída ocorre semanas após o festival ser marcado por questionamentos sobre a veracidade de materiais inscritos por agências brasileiras. no caso da le pub, os questionamentos se concentraram em supostas inconsistências entre o videocase apresentado ao júri e o que teria ocorrido, de fato, na ativação da campanha

É essencial notar que a saída ocorre semanas após o festival ser marcado por questionamentos sobre a veracidade de materiais inscritos por agências brasileiras. - Juliana Pio

Especialistas apontam que no comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira, 10, a agência afirmou ter conduzido uma “investigação minuciosa” e reconheceu que o projeto em questão ficou “aquém dos altos padrões da agência”. a empresa declarou ter adotado “medidas disciplinares rigorosas” em relação aos envolvidos, sem detalhar quais seriam essas medidas.

Cury construiu sua carreira em agências de publicidade no brasil e na alemanha, onde atuou na ddb berlim, innocean e leo burnett. no brasil, passou por santa clara e africa, até ingressar na le pub, em 2022, para cofundar o primeiro escritório da rede fora da europa, em são paulo.

Vale destacar que como chief creative officer da operação brasileira da agência do grupo publicis, ajudou a consolidar o nome da le pub no país e a conquistar reconhecimento em festivais internacionais. sua saída ocorre em um momento em que o mercado publicitário volta a atenção para a transparência e a integridade dos cases apresentados em premiações

Entenda a controvérsia sobre o case da New Balance

Especialistas apontam que o projeto “followers store” recebeu uma prata em direct e dois bronzes em brand experience & activation e outdoor no cannes lions 2025. o videocase descrevia uma suposta ação de geolocalização que liberaria a pré-venda de uma nova camisa do são paulo futebol clube exclusivamente para torcedores que acompanharam o trajeto do ônibus do time até o estádio.

O vídeo afirmava que 45 mil camisas haviam sido vendidas ao longo de um percurso de 25 km. a campanha, no entanto, passou a ser questionada após o jornalista demétrio vecchioli apontar, em publicação no linkedin, uma série de inconsistências: o trajeto tem 22 km, não houve pré-venda no dia citado e a camisa segue disponível nas lojas. ele também identificou trechos do vídeo que mencionam veículos de mídia que não atuam mais no brasil.

Importante mencionar que procurada pela exame após as críticas, a le pub afirmou, no último dia 27, que “o caso não procedia”. dias depois, ao ser novamente questionada, recuou e informou que havia iniciado uma apuração “rápida e rigorosa”, reforçando ter “tolerância zero” para esse tipo de situação e que adota medidas disciplinares sempre que necessário

Especialistas apontam que mesmo com os questionamentos públicos, até o momento, os leões conquistados pela agência não foram cassados. a le pub também não esclareceu se a ação descrita no vídeo chegou a ser realizada nos moldes apresentados ao júri.

Ao fim do comunicado desta quinta-feira, 10, a agência afirmou que continuará comprometida com a entrega de campanhas autênticas para seus clientes. o nome do novo responsável pela liderança criativa da operação brasileira ainda não foi anunciado.

Detalhes sobre DM9 perde prêmios após escândalo

É essencial notar que o episódio fez parte de uma série de contestações a cases brasileiros no festival deste ano. a campanha “consumo eficiente de energia”, da dm9 para a consul, foi a única a ter seus troféus oficialmente cassados pelo festival, após o uso de inteligência artificial para simular imagens e falas de veículos como cnn brasil e ted talks

Especialistas apontam que conforme mostrou a exame, a dm9 também desligou seu chief creative officer, ícaro doria, e admitiu problemas em outros dois cases inscritos: “plastic blood” e “death gold”. ao todo, a agência devolveu 12 leões.

Banimento por até 3 anos

Em resposta às controvérsias, o cannes lions anunciou nesta quinta-feira, 10, a criação de novos padrões de integridade e medidas para reforçar a verificação e a responsabilização nas premiações.

Importante mencionar que de acordo com simon cook, ceo do lions, o movimento é uma resposta às transformações aceleradas no mercado criativo. “o cenário da indústria está mudando em velocidade acelerada e, assim como o restante do mercado, o cannes lions está se adaptando rapidamente a isso”, afirmou em nota

De acordo com informações, o novo conjunto de diretrizes passa a valer a partir de 2026 e prevê regras mais rígidas para garantir a integridade do processo. as submissões precisarão de aprovações formais do líder da empresa e de um executivo sênior de marketing, além de passarem por um processo de checagem de fatos com revisão humana e por ia.

Por outro lado, as mudanças também incluem a presença de especialistas independentes em mensuração nos júris, regras específicas para o uso de ia, possibilidade de banimento por até três anos em casos de má conduta, criação de um conselho para supervisionar casos complexos e a publicação de relatórios anuais de transparência.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: