Lula embarca para Nova York e abre Assembleia da ONU em meio a tarifaço dos EUA: Nova perspectiva

Por Da redação, com agências 21 de setembro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Lula embarca para Nova York e abre Assembleia da ONU em meio a tarifaço dos EUA: Nova perspectiva

Novos detalhes sobre lula embarca para nova york e abre assembleia da onu em meio a tarifaço dos eua vêm à tona. É essencial notar que crise climática Segundo fontes, também no dia 24, o presidente copresidirá, junto com o secretário-geral da onu, antónio guterres, um evento sobre mudança climática.

De acordo com fontes, O presidente luiz inácio lula da silva (pt) embarca neste domingo, 21, para nova york, onde fará o discurso de abertura do debate de líderes da 80ª assembleia geral da organização das nações unidas (onu), na próxima terça-feira, 23. Continue lendo para saber mais.

É essencial notar que esta será a primeira viagem de lula aos estados unidos desde que o governo de donald trump aplicou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros

É essencial notar que esta será a primeira viagem de lula aos estados unidos desde que o governo de donald trump aplicou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. - Da redação, com agências

De acordo com informações, esta será a terceira participação de lula na assembleia no atual mandato — quando presidente, ele só não compareceu em 2010, quando enviou o então chanceler celso amorim.

Por outro lado, o evento é tratado como prioridade na agenda internacional do presidente. tradicionalmente, o brasil abre a rodada de falas de chefes de estado, seguido pelos estados unidos, o que aumenta a expectativa sobre a possibilidade de lula e donald trump se cruzarem nos corredores da sede da onu.

Relação Brasil-EUA

Importante mencionar que a viagem ocorre no pior momento da relação entre brasil e estados unidos

Especialistas apontam que o governo americano impôs tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros em represália ao julgamento do ex-presidente jair bolsonaro, condenado pelo stf a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de estado.

Além da sanção econômica, autoridades americanas cassaram vistos de ministros do stf e aplicaram a lei magnitsky contra o ministro alexandre de moraes, bloqueando contas e transações com entidades sujeitas à lei americana.

Importante mencionar que em artigo publicado no new york times, lula afirmou que o brasil “continua aberto a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos”, mas ponderou que “a democracia e a soberania do brasil não estão em pauta”

De acordo com informações, o presidente defendeu a decisão histórica do stf, destacando que ela “salvaguarda nossas instituições e o estado democrático de direito”, em resposta às alegações de que a condenação de bolsonaro seria uma “caça às bruxas”.

Agenda internacional de Lula: Uma nova visão

O presidente viaja acompanhado pelo ministro das relações exteriores, mauro vieira, e outros integrantes da comitiva.

É essencial notar que o ministro da saúde, alexandre padilha, alvo de sanções do governo americano desistiu de ir após restrições sobre suas mobilidade no país e o ministro da fazenda, fernando haddad, também resolveu não participar para se dedicar à pauta econômica no congresso, segundo ele

Segundo fontes, além de apresentar prioridades da política externa brasileira, lula participará de encontros estratégicos sobre palestina, democracia e crise climática, preparando o terreno para a cop30, que ocorrerá em belém (pa) em novembro.

Na segunda-feira, 22, lula participa da segunda sessão da confederação internacional de alto nível para resolução pacífica da questão palestina e implementação da solução de dois estados, convocada por frança e arábia saudita.

Importante mencionar que o brasil busca ampliar o reconhecimento internacional da palestina como estado — atualmente reconhecida por 147 países. frança, reino unido, canadá e portugal manifestaram interesse em aderir

Segundo fontes, na quarta-feira, 24, lula estará na segunda edição do evento em defesa da democracia e contra o extremismo, ao lado dos presidentes do chile, gabriel boric, e da espanha, pedro sánchez.

A iniciativa reúne representantes de cerca de 30 países e tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional contra a deterioração das instituições, a desinformação e a desigualdade social.

É essencial notar que crise climática

Segundo fontes, também no dia 24, o presidente copresidirá, junto com o secretário-geral da onu, antónio guterres, um evento sobre mudança climática.

A agenda inclui a apresentação de contribuições nacionalmente determinadas (ndc) e encontros para promover o fundo florestas tropicais para sempre, que será lançado em belém para financiar a preservação de florestas.

Importante mencionar que a delegação brasileira participará ainda da semana do clima de nova york, com cerca de 500 eventos simultâneos à assembleia, que servem como preparação para a cop30

Especialistas apontam que (com informações da agência o globo e agência brasil)

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: