Luto! Papa Francisco morre aos 88 anos após problemas de saúde

Na madrugada desta segunda-feira (21), o Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Jorge Mario Bergoglio, como foi batizado, faleceu às 2h35 no horário de Brasília, 7h35 no horário local. Ele esteve à frente da Igreja Católica por quase 12 anos e foi o 266º papa da história.
Sua última aparição pública aconteceu no domingo de Páscoa, 20 de abril. Devido à recuperação de uma pneumonia bilateral, ele não celebrou a Missa na Praça de São Pedro. A homilia foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, enquanto Francisco apareceu na varanda da basílica após o fim da celebração.
Trajetória de Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco entrou para a história como o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta a ocupar o cargo e também o primeiro da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor. Ele foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, e já revelou que a escolha foi contra sua vontade inicial.
Papa enfrentava problemas de saúde
Nos últimos meses, o papa enfrentava sérios problemas de saúde. Em fevereiro, foi internado no hospital Agostino Gemelli para tratar uma bronquite. Durante esse período, passou a apresentar dificuldades para discursar e precisou ser auxiliado em algumas leituras. No dia 14 daquele mês, exames revelaram uma infecção polimicrobiana e, em 18 de fevereiro, foi diagnosticado com pneumonia bilateral — condição mais severa, que compromete a respiração e o fornecimento de oxigênio ao corpo.
Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)
Amei essa fofoca! 😍 Conta mais detalhes!
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: