Luto! Papa Francisco morre aos 88 anos após problemas de saúde

Por Lucas Peçanha Publicado em 21/04/2025, às 08h38 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Luto! Papa Francisco morre aos 88 anos após problemas de saúde

Na madrugada desta segunda-feira (21), o Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Jorge Mario Bergoglio, como foi batizado, faleceu às 2h35 no horário de Brasília, 7h35 no horário local. Ele esteve à frente da Igreja Católica por quase 12 anos e foi o 266º papa da história.

Em nota oficial, o Vaticano destacou a dedicação do pontífice ao longo da vida: “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”. - Lucas Peçanha

Sua última aparição pública aconteceu no domingo de Páscoa, 20 de abril. Devido à recuperação de uma pneumonia bilateral, ele não celebrou a Missa na Praça de São Pedro. A homilia foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, enquanto Francisco apareceu na varanda da basílica após o fim da celebração.

Trajetória de Francisco

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco entrou para a história como o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta a ocupar o cargo e também o primeiro da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor. Ele foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, e já revelou que a escolha foi contra sua vontade inicial.

Papa enfrentava problemas de saúde

Nos últimos meses, o papa enfrentava sérios problemas de saúde. Em fevereiro, foi internado no hospital Agostino Gemelli para tratar uma bronquite. Durante esse período, passou a apresentar dificuldades para discursar e precisou ser auxiliado em algumas leituras. No dia 14 daquele mês, exames revelaram uma infecção polimicrobiana e, em 18 de fevereiro, foi diagnosticado com pneumonia bilateral — condição mais severa, que compromete a respiração e o fornecimento de oxigênio ao corpo.

Mesmo internado por cerca de 40 dias, Francisco continuou acompanhando algumas atividades religiosas. No dia 16 de fevereiro, ele lamentou não ter participado da oração com os fiéis na Praça de São Pedro: “Ele pediu desculpas por faltar à oração semanal com fiéis na Praça de São Pedro. - Lucas Peçanha

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: