Moraes defende independência do Judiciário: “Juiz que cede à pressão deve mudar de profissão”

Por Mannu Leones 22/08/2025 às 19:14 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Moraes defende independência do Judiciário: “Juiz que cede à pressão deve mudar de profissão”

Moraes defende independência do Judiciário: “Juiz que cede à pressão deve mudar de profissão”

Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma defesa enfática da independência do Judiciário nesta sexta-feira (22/8), durante o Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro. Diante de uma plateia formada por empresários, políticos e colegas de Corte, Moraes enviou um recado direto: “Juiz que não resiste à pressão deve mudar de profissão”, declarou.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma defesa enfática da independência do Judiciário nesta sexta-feira (22/8), durante o Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro. - Mannu Leones

Juiz

Moraes destacou que, apesar dos ataques, a autonomia do Judiciário brasileiro permanece intacta. “O Judiciário só é respeitado pela independência. Um Judiciário vassalo não é independente. No Brasil, o Judiciário é independente e corajoso”, afirmou.

Empresarial

O ministro também se referiu às pressões internas e externas, incluindo críticas ligadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e à postura do governo dos Estados Unidos, que aplicou restrições a ele e ao Brasil. “Podem continuar os ataques, de dentro e de fora”, disse.

No mesmo evento, o ministro André Mendonça falou sobre o papel do Judiciário e defendeu uma postura de “autocontenção” por parte da Corte. Ele sugeriu ainda reformas administrativas nos Três Poderes.

“Se algo não está dando certo, é preciso haver uma reflexão séria sobre a reforma das instituições, que perpassa Legislativo, Executivo e Judiciário”, afirmou. Para Mendonça, “o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo, para que suas decisões gerem paz social, e não caos, incerteza e insegurança”.

O Fórum Empresarial Lide, que começou na quinta-feira (21/8) e se encerra neste sábado (23/8), também discutiu a solução para o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos e a importância de uma política externa baseada na diplomacia.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: