O mercado de cosméticos já não cresce como antes. A Elf está indo na contramão: Nova perspectiva
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A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. segundo a consultoria cognitive market research, o crescimento global da indústria deve ser de apenas 4% ao ano até 2031, muito por conta da expansão demográfica e algum aumento de preços. Importante mencionar que considerando as vendas da rhode, que giram em us$ 50 milhões por trimestre, as vendas podem subir...
Confira como A americana elf ganhou as manchetes este ano ao pagar nada menos que us$ 1 bilhão pela rhode, a marca de skincare de hailey bieber que virou mania nos estados unidos e fora dele graças às redes sociais. Veja os detalhes a seguir.
Importante mencionar que mas, muito além da aquisição hypada, a empresa de maquiagens de preço baixo e boa qualidade vem chamando pelo crescimento da sua marca principal
De acordo com informações, com três quartos de seus produtos abaixo da faixa de us$ 10 e um marketing agressivo no tiktok, a elf vem ganhando market share há 26 trimestres consecutivos nos estados unidos, crescendo ao menos o dobro da expansão da geral da indústria no país.
Além disso, depois do boom da pandemia, o mercado de beleza nos países desenvolvidos entrou em fase de maturidade. segundo a consultoria cognitive market research, o crescimento global da indústria deve ser de apenas 4% ao ano até 2031, muito por conta da expansão demográfica e algum aumento de preços.
Importante mencionar que o ritmo de aumento é de é menos da metade do registrado em 2021. as empresas do setor têm sentido o baque – com forte redução dos valores em bolsa listada em nova york, a coty, controladora da kylie cosmetics e da sally hansen, já perdeu mais da metade do valor desde o pico em 2024 a estée lauder recua mais de 40% desde as máximas do ano passado
Especialistas apontam que as ações da elf, que valem us$ 7,9 bilhões na bolsa de nova york, também caíram 39% desde o começo de 2025 – mas, nesse caso, se trata de uma oportunidade de compra, defende a barron’s, publicação que é referência em investimentos no mercado americano.
Adicionalmente, as vendas da elf cresceram 9% no primeiro trimestre fiscal, que se encerrou em junho, o dobro da indústria. e a expectativa, segundo a própria direção da companhia – que costuma ser bastante conservadora nos guidances – é que o desempenho seja ainda melhor no segundo trimestre fiscal, em setembro.
Importante mencionar que considerando as vendas da rhode, que giram em us$ 50 milhões por trimestre, as vendas podem subir até 20% na comparação com o período equivalente do ano passado, calcula o deutsche bank. mesmo sem aquisição, o avanço ainda ficaria na casa dos dois dígitos, nas contas do banco
Detalhes sobre Preço acessível e presença digital
De acordo com informações, a elf construiu sua estratégia em cima de preços acessíveis e forte presença digital. conhecida pelos “dupes” — versões de baixo custo de produtos de luxo —, a marca consegue entregar margem mesmo na faixa popular ao combinar escala com distribuição eficiente.
Por outro lado, nos estados unidos, a companhia está em grandes varejistas, mas também em redes ‘baratex’, como a dollar general, onde atrai consumidores em regiões rurais que compram a marca pela primeira vez.
Importante mencionar que a expansão internacional também é uma oportunidade: as vendas internacionais, que ainda representam menos de um quinto do total, subiram 30% — com destaque para o reino unido, onde a elf triplicou a taxa de expansão da concorrência
Especialistas apontam que a estratégia de manter preços baixos deu margem para um ajuste recente. em agosto, a elf repassou parte do aumento de custos com tarifas e matérias-primas, elevando em us$ 1 alguns itens. ainda assim, três quartos do portfólio seguem abaixo de us$ 10.
Por outro lado, a margem bruta da companhia caiu um pouco, mas as vendas vêm respondendo bem: analistas do jefferies e da td cowen notaram que não houve queda na demanda, com aceleração das vendas semanais após o reajuste.
Vale destacar que de acordo com a barron’s, se os lucros da elf crescerem 22% ao ano, como hoje prevê o consenso do mercado, a ação deveria valer ao menos us$ 165 até o fim de 2026, uma alta de 27% em relação ao patamar atual
Especialistas apontam que isso se o múltiplo de mantiver na casa atual de 35 vezes lucro – abaixo da média história. um múltiplo mais alto pela expansão fora da curva poderia levar a avanços maiores.
É um belo de um retorno.
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