Opinião: você não vai acreditar no quanto conseguimos resolver com IA em 24 horas: Nova perspectiva

Por Bússola 15 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Opinião: você não vai acreditar no quanto conseguimos resolver com IA em 24 horas: Nova perspectiva

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. ela vira resultado Segundo fontes, a verdade é que, hoje, muitos dos gargalos que foram normalizados nos negócios poderiam ser resolvidos com rapidez e eficiência, mas falta dar esse passo e começar a testar a ia no dia a dia.

De acordo com fontes, Por rapha avellar, ceo e fundador da brandlovers. Veja os detalhes a seguir.

Vale destacar que toda empresa tem uma lista de gargalos que parece não ter mais fim — são pendências que estão ali há tanto tempo que viraram parte da rotina. atraso nos briefings, falta de padronização nos relatórios, desalinhamento entre áreas e  reuniões desnecessárias são só alguns dos muitos exemplos

Vale destacar que toda empresa tem uma lista de gargalos que parece não ter mais fim — são pendências que estão ali há tanto tempo que viraram parte da rotina. - Bússola

De acordo com informações, por comodidade ou falta de tempo, aprendemos a conviver com eles; até o dia em que resolvemos enfrentá-los de frente, com a ferramenta certa.

Além disso, foi exatamente o que fizemos em um experimento recente com o nosso time. lançamos um desafio simples: 24 horas para usar inteligência artificial e resolver um problema da empresa.

O que aconteceu foi assustador — no melhor sentido da palavra

Vale destacar que em um único dia, conseguimos encaminhar mais de 20 soluções para pendências que estavam atrapalhando o dia a dia da empresa. como atualizamos o organograma da empresa com 24 novos agentes de ia

Especialistas apontam que esses novos agentes de ia surgiram prontos para otimizar tarefas que, até então, consumiam horas da nossa rotina: atendimento, cobrança, geração de conteúdo, onboarding, análise de dados. tudo ganhando velocidade por meio dessa nova dupla formada por tecnologia e ser humano.

Além disso, apesar de todo esse movimento interno ter revolucionado os nossos processos, o mais interessante não foi exatamente o número de gargalos resolvidos — foi, na verdade, o novo repertório que esse desafio gerou. a lógica de esperar que alguém resolva deu lugar à cultura do “vamos criar um agente pra isso?”.

E isso muda tudo: Saiba mais

Importante mencionar que a inteligência artificial virou uma extensão do time, não uma ameaça a ele. na prática, as pessoas perceberam que cada agente criado substitui burocracia, não gente é um recurso valioso que libera tempo e energia para que os profissionais se concentrem naquilo que são realmente insubstituíveis: pensamento estratégico, criatividade, conexão

Especialistas apontam que como ceo, fico refletindo ainda sobre outra questão: se em 24 horas conseguimos esse resultado com um hackathon interno, o que empresas que têm infinitamente mais recursos não conseguiriam alcançar?

Por outro lado, mais ainda: o que está impedindo que elas resolvam seus gargalos? será que, parte do problema, não está no fato de tantas lideranças tratarem ia como um projeto de inovação futura e não como alavanca operacional presente? na minha opinião, a resposta está, em parte, na inércia; e, em parte, na ilusão de que a transformação exige grandes revoluções.

A mudança exige, antes de tudo, decisão

É essencial notar que quando você dá autonomia e ferramentas para um time resolver um problema a ia para de ser uma buzzword. ela vira resultado

Segundo fontes, a verdade é que, hoje, muitos dos gargalos que foram normalizados nos negócios poderiam ser resolvidos com rapidez e eficiência, mas falta dar esse passo e começar a testar a ia no dia a dia. é um movimento que busca trazer a tecnologia para o agora e o operacional, em vez de “guardá-la” para o futuro e o aspiracional.

Siga a bússola nas redes: instagram | linkedin | twitter | facebook | youtube

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: