Papa brasileiro? Conheça os cardeais do Brasil que participarão do Conclave

Por Laura Vicaria Publicado em 22/04/2025, às 10h50 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Papa brasileiro? Conheça os cardeais do Brasil que participarão do Conclave

Seis cardeais do Brasil podem concorrer a vaga de Papa; veja quem são

Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica se prepara para a convocação do conclave, no qual se elege o novo líder do Vaticano. A votação - que ocorre na Capela Sistina, em Roma - é completamente sigilosa e organizada pelo cardeal camerlengo, responsável pelas obrigações administrativas da Igreja até a escolha do novo pontífice. Nesse ano, 138 cardeais com menos de 80 anos podem ser eleitos a vaga de Papa, votar e serem votados. Mas você sabia que há sete brasileiros no conclave?

Quem são os cardeais brasileiros?

Dentre os sete representantes do Brasil, apenas um não poderá participar da eleição: Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, que já tem 87 anos. Mas os outros estão todos aptos a concorrer a vaga de líder do Vaticano. São eles:

Dentre os sete representantes do Brasil, apenas um não poderá participar da eleição: Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, que já tem 87 anos. - Laura Vicaria

Dom Odilo Pedro Scherer

Aos 75 anos, ele é o 19º bispo de São Paulo, quinto cardeal e sétimo arcebispo da capital paulista. Ainda é Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele é o nome brasileiro mais conhecido no conclave.

“Todos têm o direito de torcer. Evidentemente que agora vêm as especulações e, como aqui no Brasil, no México, nos Estados Unidos, em Portugal, na Espanha, […], em todo lugar vão se fazer especulações e torcidas. Isso é natural”, disse ele em uma coletiva de imprensa nesse final de semana. “Ninguém deveria se surpreender caso fosse escolhido um cardeal africano ou asiático, para ser papa”.

Dom Sérgio da Rocha

Arcebispo de Salvador desde 2020, ele tem 65 anos e é membro do Conselho de Cardeais, órgão que auxilia o Santo Padre no governo da Igreja. Ele também foi arcebispo metropolitano de Teresina e de Brasília, além de ter sido bispo auxiliar de Fortaleza, no Ceará.

Dom Jaime Spengler

Cardeal desde 2013, ele tem 64 anos, é presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do Conselho Episcopal Latino-Americano. Frei franciscano, ele ainda é arcebispo metropolitano de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Dom Paulo Cezar Costa

O mais jovem entre os brasileiros, ele tem 57 anos e é arcebispo de Brasília, sede da Igreja Católica no Brasil. Também é membro da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Dom Orani João Tempesta

18º bispo de Rio de Janeiro, tem 74 anos e é o sexto cardeal da cidade. Foi nono arcebispo de Belém do Pará e terceiro bispo de São José do Rio Preto.

Dom João Braz de Aviz

Prefeito emérito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada, tem 77 anos e é conhecido por ser defensor da Teologia da Libertação. Também é arcebispo emérito de Brasília.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: