Poliglota, matemático, tenista e cervejeiro: 11 curiosidades sobre o Papa Leão XIV

O americano Robert Francis Prevost foi nomeado o novo líder da Igreja Católica; confira curiosidades sobre o Papa Leão XIV
Na última quinta-feira (08), a Igreja Católica anunciou seu novo líder religioso após o Conclave, que reuniu 133 cardeais em uma votação. O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o 267º Papa, e adotou o nome de Leão XIV.
Sua eleição simboliza uma nova fase para a Igreja, marcada pela continuidade das reformas implementadas pelo Papa Francisco e pela valorização da diversidade cultural e pastoral. Confira, a seguir, 11 curiosidades sobre o Papa Leão XIV que você não imaginava:
1. Primeiro Papa americano
Nascido em Chicago no dia 14 de setembro de 1955, Robert Prevost tornou-se o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica.
2. Dupla cidadania
Além de norte-americano, Leão XIV possui cidadania peruana, adquirida durante seus anos de missão no país sul-americano. Lá, atuou como missionário, professor de seminário, pároco, administrador diocesano e bispo de Chiclayo. Segundo o Washington Post, tornou-se conhecido como o “Papa Latino-Yankee” em Roma.
3. Formação em matemática
Nos anos 70, Prevost obteve o título de bacharel em Matemática pela Universidade Villanova, na Pensilvânia. Em setembro do mesmo ano, juntou-se aos agostinianos e fez seus primeiros votos solenes. Em 1979, formou-se como Mestre em Divindade pela Catholic União Teológica, em Chicago.
4. Deixou o Peru para trabalhar no Vaticano
Em 2023, Prevost foi indicado pelo Papa Francisco para assumir a chefia do escritório do Vaticano, responsável por administrar e nomear bispos do mundo todo. Na época, deixou o Peru para dedicar-se à nova função.
5. Poliglota
Papa Leão é fluente em cinco idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês e português. No seu discurso de apresentação, optou pelo italiano.
6. Fã de tênis
Robert já declarou, em entrevista ao jornal La Nación, que é um verdadeiro fã do esporte de tênis, apesar de ter pouco tempo para treinar. “Eu me considero um grande aficionado por tênis. Desde que deixei o Peru, tive poucas ocasiões de praticar, então desejo muito voltar às quadras”, contou.
7. Tomou cerveja no Brasil
Após o anúncio do novo Papa, brasileiros descobriram uma imagem que viralizou nas redes sociais: em 2004, Robert realizou uma breve visita à Minas Gerais, durante uma agenda pastoral não oficial. Em foto divulgada, o pontífice aparece sorridente, ao lado de religiosos locais, enquanto segura uma cerveja na mão.
8. Defensor de questões sociais e ambientais
Durante sua carreira, demonstrou preocupação com temas como justiça social, migração e mudanças climáticas, defendendo uma atuação mais firme da Igreja nessas áreas. Em novembro de 2024, chegou a fazer um alerta sobre o clima durante seminário em Roma, afirmando que deve haver uma “relação de reciprocidade” com o meio ambiente.
9. Já se posicionou contra o Trump
O Papa já se manifestou contra atitudes do governo Trump, como medidas relacionadas à deportação de imigrantes. Em janeiro deste ano, rebateu o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, no X (antigo Twitter). Após o político afirmar que a extrema-esquerda inverteu o conceito cristão que diz que “primeiro devemos amar a família, depois o próximo, depois a comunidade, depois os concidadãos e, depois, priorizar o resto do mundo”, o pontífice falou: “JD Vance está errado. Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros”.
10. Continuidade das reformas de Francisco
Leão XIV já expressou seu desejo de continuar as reformas iniciadas pelo seu antecessor, especialmente na promoção de uma Igreja mais acolhedora.
11. Escolha do nome Leão XIV
O nome escolhido pelo Papa gerou curiosidade nos fiéis. Trata-se de uma homenagem a Papas anteriores, como Leão I, conhecido como “O Magno”, e Leão XIII, autor da encíclica social “Rerum Novarum”.
Escolha do Papa
O Conclave de 2025 ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, após o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril. Participaram 133 cardeais eleitores, que se reuniram na Capela Sistina para as votações. Após quatro rodadas de votação, foi eleito o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice dos Estados Unidos. Sua eleição foi anunciada com a tradicional fumaça branca, seguida da proclamação "Habemus Papam!" na Praça de São Pedro. Leão XIV é conhecido por sua experiência missionária no Peru e por sua postura moderada, sinalizando continuidade com o legado de inclusão e justiça social de seu antecessor.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: