Saiba mais sobre: Bebidas alcoólicas em estádios de SP? Alesp discute liberação em audiência pública

Por André Martins 29 de setembro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Saiba mais sobre: Bebidas alcoólicas em estádios de SP? Alesp discute liberação em audiência pública

A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. já há alguns anos, esses eventos passaram a permitir a venda de cerveja sem álcool. “muito além da receita potencial com alimentos e bebidas nesse jogo específico, a ideia da liga de trazer o jogo para o brasil vai muito além das 4 linhas.

Confira como A comissão de assuntos desportivos da assembleia legislativa do estado de são paulo (alesp) realiza nesta segunda-feira, 29, uma audiência pública para debater o projeto de lei que revoga o veto à venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do estado. Continue lendo para saber mais.

Importante mencionar que a proposta, em tramitação desde 2023, é de autoria dos deputados estaduais delegado olim (pp), itamar borges (mdb), dani alonso (pl) e carlão pignatari (psdb)

Importante mencionar que a proposta, em tramitação desde 2023, é de autoria dos deputados estaduais delegado olim (pp), itamar borges (mdb), dani alonso (pl) e carlão pignatari (psdb). - André Martins

Segundo fontes, o texto prevê a liberação do comércio de bebidas com graduação alcoólica de até 15% e já recebeu parecer favorável da comissão de constituição, justiça e redação da casa.

Adicionalmente, a federação paulista de futebol (fpf) também atua pela liberação. anteriormente, olim enviou uma carta à entidade com a assinatura dos presidentes dos clubes das três principais divisões do estado em apoio ao projeto.

Importante mencionar que em são paulo, a comercialização foi proibida há quase três décadas, de acordo com a lei estadual nº 9. 470, de 1996 — criada um ano após uma briga entre torcedores de palmeiras e são paulo na final da supercopa são paulo de juniores, no estádio do pacaembu

Especialistas apontam que a restrição, no entanto, aplica-se apenas aos jogos de futebol. já há alguns anos, esses eventos passaram a permitir a venda de cerveja sem álcool. a proibição não vale para shows realizados nas arenas esportivas nem para o grande prêmio de fórmula 1 de são paulo.

Mesmo com diversas tentativas ao longo dos anos, a proposta que chegou mais perto da aprovação ocorreu em julho de 2021, quando a alesp aprovou um projeto de lei que liberava a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. a medida, no entanto, foi vetada pelo então governador joão doria (psdb).

É essencial notar que atualmente, a venda de bebidas alcoólicas é permitida nas áreas externas aos estádios, mas ainda enfrenta restrições dentro deles. entre os 12 estados que sediam clubes da série a, são paulo, rio grande do sul, goiás e alagoas ainda proíbem a comercialização no interior das arenas

Especialistas apontam que cada estado define suas próprias regras, e o veto estadual é considerado constitucional, já que o estatuto do torcedor não especifica quais bebidas estão proibidas, permitindo aos estados adaptar a legislação às suas realidades.

Camarotes oferecem bebidas até 2h antes dos jogos: Uma nova visão

Em espaços como os camarotes da soccer hospitality — empresa que administra áreas premium nos quatro principais estádios de são paulo — o serviço de bebidas alcoólicas é permitido até duas horas antes do início das partidas e após o apito final.

Importante mencionar que o futebol paulista tem que liberar bebida alcoólica nos estádios. nos arredores das arenas, é possível encontrar diversos ambulantes vendendo os produtos sem repassar nada para os clubes com essa nova liberação na nfl, considero como um passo importante para o retorno das bebidas, importante aspecto para a rentabilização dos eventos esportivos”, comenta léo rizzo, ceo da soccer hospitality, empresa que comanda nove camarotes em estádios brasileiros e é responsável pelo fielzone, maior espaço premium da neo química arena

Especialistas apontam que pessoas envolvidas no mercado do futebol defendem o fim do veto. estimativas de empresas do setor apontam que a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios paulistas pode representar um aumento de aproximadamente 30% no faturamento.

“muito além da receita potencial com alimentos e bebidas nesse jogo específico, a ideia da liga de trazer o jogo para o brasil vai muito além das 4 linhas. existe uma preocupação em recriar da maneira mais fiel possível a experiência das arenas americanas, o entretenimento e sem dúvida às opções de bebidas alcoólicas”, diz ivan martinho, professor de marketing esportivo pela espm.

É essencial notar que renê salviano, fundador e ceo da agência heatmap, que já intermediou patrocínios em vários estádios como allianz parque e mineirão, também vê a liberação com bons olhos

Segundo fontes, já acontece essa liberação para shows em são paulo. entendo que chegou o momento de ocorrer uma mudança em vários estados do país que ainda mantém a regra de não liberar bebidas alcoólicas em jogos. todos os grandes eventos de entretenimento são assim, e o jogo também é um entretenimento como o show. ao mesmo tempo, entendo que a liberação deve vir obrigatoriamente acompanhada de campanhas de conscientização sobre o vício e consumo excessivo, afirma.

Além disso, fábio wolff, sócio-diretor da wolff sports e proprietário de um camarote corporativo no allianz parque, defende a liberação, desde que aliada a ações de prevenção à violência.

Vale destacar que “trata-se de uma alternativa rentável e benéfica para todas as partes envolvidas. mas é fundamental instruir o público com campanhas de conscientização, caso a liberação ocorra”, diz

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