Saiba mais sobre: Eve, da Embraer, assina acordo para venda de 50 'carros voadores' na Costa Rica

Por Letícia Furlan 30 de junho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Saiba mais sobre: Eve, da Embraer, assina acordo para venda de 50 'carros voadores' na Costa Rica

Novos detalhes sobre saiba mais sobre vêm à tona. Importante mencionar que para a aerosolutions, o projeto consolida a estratégia de mobilidade regional. “vamos reduzir congestionamentos e tempos de viagem em regiões-chave como guanacaste”, afirma antonio mota, ceo da empresa.

De acordo com fontes, A subsidiária da embraer, eve air mobility, fechou um memorando de entendimento para a venda de até 50 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (evtols) na costa rica. o acordo envolve a aerosolutions — responsável pelo desenvolvimento da aeros electric airlines — e a bluenest, divisão de mobilidade aérea avançada da espanhola globalvia. Veja os detalhes a seguir.

Importante mencionar que o objetivo é desenvolver um ecossistema de mobilidade aérea urbana no país, com foco inicial na região de guanacaste, no pacífico norte, conectando aeroportos a resorts e áreas de ecoturismo por rotas de até 50 quilômetros

Importante mencionar que o objetivo é desenvolver um ecossistema de mobilidade aérea urbana no país, com foco inicial na região de guanacaste, no pacífico norte, conectando aeroportos a resorts e áreas de ecoturismo por rotas de até 50 quilômetros. - Letícia Furlan

Importante

Especialistas apontam que com mais de 3 milhões de turistas internacionais por ano, a costa rica é o principal destino da américa central. mas a malha rodoviária congestionada torna os deslocamentos longos, principalmente em regiões remotas. a proposta da eve, subsidiária da embraer, é reduzir esse tempo com táxis aéreos sustentáveis.

O acordo prevê que a aerosolutions tenha acesso ao portfólio techcare, da eve, que oferece serviços integrados para operação, manutenção e suporte das aeronaves. a parceria também abrange o desenvolvimento de infraestrutura, como vertiportos, em cooperação com a bluenest.

Vale destacar que segundo johann bordais, ceo da eve, a iniciativa é estratégica para reforçar a posição da costa rica como referência em turismo sustentável. “nossas aeronaves contribuirão de forma relevante para transformar o transporte em regiões como guanacaste”, afirma

Especialistas

De acordo com informações, a operação será baseada na configuração lift + cruise, com rotores verticais fixos e asas para voo de cruzeiro, sem partes móveis. a aeronave será equipada com motores elétricos duplos, com foco em desempenho e segurança. a eve está atualmente em fase de testes com o protótipo.

Por outro lado, além da venda dos evtols, as empresas realizarão workshops sobre temas críticos para a viabilidade da mobilidade aérea na região: desenvolvimento de vertiportos, integração do espaço aéreo, certificações e treinamento de pilotos.

Importante mencionar que “essa parceria permitirá à aerosolutions oferecer viagens mais rápidas, eficientes e com baixa emissão, especialmente onde as estradas são limitadas”, afirma megha bhatia, diretora comercial da eve, comunicado. “é um passo para a integração inteligente dos modais”

Novos

Especialistas apontam que a globalvia, que já opera a principal rodovia da costa rica, a ruta 27, integrará as operações aéreas às rotas terrestres. segundo jose ignacio rodriguez, da bluenest, a empresa realizou testes com vertiportos e evtols em guanacaste em 2024 e já opera com o software de agendamento vector, da eve.

Por outro lado, “estamos viabilizando a infraestrutura de mobilidade aérea para um futuro mais conectado e sustentável”, diz rodriguez, no texto de divulgação do anúncio.

Importante mencionar que para a aerosolutions, o projeto consolida a estratégia de mobilidade regional. “vamos reduzir congestionamentos e tempos de viagem em regiões-chave como guanacaste”, afirma antonio mota, ceo da empresa

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: