Saiba mais sobre: Guia Michelin: SP e RJ têm 5 restaurantes com duas estrelas e 20 com uma estrela

Por Gilson Garrett Jr. 12 de maio de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Saiba mais sobre: Guia Michelin: SP e RJ têm 5 restaurantes com duas estrelas e 20 com uma estrela

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. ) Especialistas apontam que 6/10 oteque: moderna, naturalista e brasileira (oteque) Adicionalmente, 7/10 evvai: revisitando as cozinhas italiana e brasileira (restaurantes 6) Vale destacar que 8/10 (prato do metzi. *novos restaurantes na lista É essencial notar que o sommelier marcelo da fonseca lopes costa, do restaurante evvai em são paulo, foi escolhido...

De acordo com fontes, O guia michelin revelou nesta segunda-feira, 12, a seleção 2025 dos melhores restaurantes de são paulo e rio de janeiro durante uma cerimônia de gala no hotel rosewood são paulo. ao todo, 5 restaurantes receberam duas estrelas. o oteque, no rio de janeiro, perdeu uma estrela e agora conta com uma estrela. no grupo de restaurantes com uma estrela, estão 25 estabelecimentos, sendo quatro novos. nenhum restaurante, no entanto, conquistou a cobiçada três estrelas. A história completa está aqui.

Importante mencionar que segundo a organização do guia, a avaliação dos estabelecimentos estrelados levou em conta a "qualidade dos ingredientes, o domínio das técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef expressa na cozinha e a consistência, tanto no menu quanto nas visitas regulares"

Importante mencionar que segundo a organização do guia, a avaliação dos estabelecimentos estrelados levou em conta a "qualidade dos ingredientes, o domínio das técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef expressa na cozinha e a consistência, tanto no menu quanto nas visitas regulares". - Gilson Garrett Jr.

Segundo fontes, esses critérios são aplicados por inspetores internacionais do guia michelin, que viajam anonimamente pelos destinos avaliados. a identidade dos inspetores e o momento em que visitam os restaurantes são mantidos em sigilo absoluto — uma medida fundamental para preservar a credibilidade e independência da seleção.

Duas estrelas: Uma nova visão

Uma estrela

*novos restaurantes na lista

Prêmios especiais e Bib Gourmand

É essencial notar que o sommelier marcelo da fonseca lopes costa, do restaurante evvai em são paulo, foi escolhido como o melhor sommelier do país

De acordo com informações, ainda foram anunciados os restaurantes da categoria bib gourmand, que reconhece restaurantes de boa qualidade e bom preço. ao todo, 40 restaurantes entraram nesta categoria, sendo 5 novos. além disso, 84 estabelecimentos integram a seleção brasileira como recomendados, com 12 novos integrantes na lista.

Veja como foi a cerimônia

O Guia Michelin

Por outro lado, criado em 1900 pela fabricante de pneus francesa michelin, o guia michelin nasceu como uma publicação para motoristas, com mapas, dicas de manutenção e sugestões de onde comer e se hospedar durante viagens. com o passar do tempo, o guia passou a se destacar pelas recomendações gastronômicas e, a partir de 1926, começou a conceder estrelas a restaurantes — sistema que se tornou um dos selos de excelência mais respeitados do setor.

É essencial notar que atualmente, o guia michelin está presente em dezenas de países e avalia restaurantes com base em critérios como qualidade dos ingredientes, domínio técnico, harmonia dos sabores, personalidade da cozinha e consistência. os estabelecimentos podem receber até três estrelas, sendo uma para “muito bom na categoria”, duas para “cozinha excelente, que vale o desvio” e três para “cozinha excepcional, que vale a viagem”

100 Melhores Restaurantes do Brasil

Especialistas apontam que no final de abril, a casual exame revelou a lista dos 100 melhores restaurantes do brasil. o origem, de salvador, ficou no topo — a primeira vez que um restaurante fora do eixo rio-são paulo conquista o primeiro lugar do ranking. em segundo lugar está o lasai, do rio de janeiro, que liderou a lista no ano passado, seguido pelo curitibano manu. o tuju, de são paulo, ocupa a quarta posição.

Além disso, 1/10 origem: o campeão da quarta edição do prêmio “os 100 melhores restaurantes do brasil” (origem)

Vale destacar que 2/10 lasai: experiência única com seu balcão exclusivo para apenas dez clientes por noite (lasai: experiência única com seu balcão exclusivo para apenas dez clientes por noite)

Segundo fontes, 3/10 prato do restaurante manu. (prato do restaurante manu.)

4/10 tuju: cardápio muda quatro vezes ao ano, de acordo com as estações das chuvas (restaurantes 3)

Importante mencionar que 5/10 (prato do restaurante maní. )

Especialistas apontam que 6/10 oteque: moderna, naturalista e brasileira (oteque)

Adicionalmente, 7/10 evvai: revisitando as cozinhas italiana e brasileira (restaurantes 6)

Vale destacar que 8/10 (prato do metzi. )

Segundo fontes, 9/10 manga: valorização de alimentos orgânicos e uso de processos feitos na casa, como a arte da charcutaria (restaurante manga)

10/10 fame: menu degustação de 11 tempos no jantar com pratos que passeiam por sabores clássicos da itália (fame: menu degustação de 11 tempos no jantar com pratos que passeiam por sabores clássicos da itália)

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: