Saiba mais sobre: Manifestações bolsonaristas registram alto engajamento pelo país, aponta Cebrap
:format(webp))
Novos detalhes sobre saiba mais sobre vêm à tona. "são paulo (42,2 mil participantes) e rio (42,7 mil) não são apenas as maiores mobilizações em termos absolutos, mas também em termos proporcionais, ou seja, em relação ao número de habitantes e ao número de eleitores de bolsonaro, embora a do rio proporcionalmente seja bem maior que a de são paulo...
Confira como Dados do monitor do debate político, do centro brasileiro de análise e planejamento (cebrap), coordenado por pablo ortellado e márcio moretto, da universidade de são paulo (usp), em parceria com a ong more in common, mostram que as manifestações organizadas por bolsonaristas tiveram um alto engajamento pelo país. Veja os detalhes a seguir.
É essencial notar que quando a gente vê a taxa de mobilização por população e pelo número de eleitores, nota-se que 2% dos eleitores do bolsonaro estavam nas ruas. é um número muito alto, muito elevado mesmo se a gente olhar nos parâmetros históricos, em outras sociedades, é um nível de mobilização muito significativo, avalia pablo ortellado
Especialistas apontam que em relação às duas maiores cidades aferidas, rio e são paulo, ortellado afirma que, ao olhar a série histórica, os engajamentos foram maiores nos atos em que bolsonaro marcou presença. no caso deste domingo, como o ex-presidente não estava em nenhum deles, o engajamento foi semelhante nas duas cidades, um pouco maior no rio, devido à menor população carioca.
são paulo (42,2 mil participantes) e rio (42,7 mil) não são apenas as maiores mobilizações em termos absolutos, mas também em termos proporcionais, ou seja, em relação ao número de habitantes e ao número de eleitores de bolsonaro, embora a do rio proporcionalmente seja bem maior que a de são paulo porque o rio tem uma população menor, explica ortellado.
Importante mencionar que em termos absolutos, o rio registrou 8,2 por mil habitantes, com taxa subindo para 22,1 por mil quando considerados apenas os eleitores de bolsonaro. no caso de são paulo, os números ficam em 4,4 e 13,2 por mil, respectivamente
Engajamento expressivo em outras capitais
Especialistas apontam que ortellado chama atenção ainda para recife e florianópolis, que tiveram engajamento significativo.
Além disso, no caso da capital pernambucana, foram 4.113 pessoas, mas a taxa por número de eleitores de bolsonaro chegou a 9,5 por mil (3,4 por mil considerando a população total). em florianópolis, foram 1.618 pessoas, com 3,6 por mil na população geral e 9,5 entre eleitores bolsonaristas.
É essencial notar que recife chama a atenção porque é uma capital que elegeu lula em 2022 e teve o índice de mobilização praticamente dobro das demais cidades, inclusive de algumas que elegeram bolsonaro. recife vem votando na esquerda, mas quando se analisa a mobilização por número de habitantes e eleitores de bolsonaro ela teve um número bem expressivo, destaca ortellado
De acordo com informações, ainda segundo o relatório, belém (pa) registrou 1.670 presentes, com taxa por mil habitantes de 1,6 e 3,9 por mil entre eleitores de bolsonaro. já goiânia (go) reuniu 1.437 pessoas, com 1,2 por mil habitantes e 2,8 por mil eleitores bolsonaristas.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: