Saiba mais sobre: Milei se reunirá com Trump para selar apoio financeiro antes de eleições legislativas
:format(webp))
Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. os estados unidos "estão dispostos a continuar comprando pesos", disse De acordo com informações, em várias ocasiões, o governo negou que washington tenha exigido o fim do swap existente entre argentina e china, renovado em 2024 por um ano.
Em uma revelação exclusiva, O presidente argentino, javier milei, viaja nesta segunda-feira, 13, a washington para se reunir na terça-feira com seu aliado ideológico donald trump, após os estados unidos anunciarem um apoio financeiro para estabilizar o mercado argentino antes das eleições legislativas de 26 de outubro. Veja os detalhes a seguir.
Importante mencionar que a viagem busca blindar os detalhes do auxílio após semanas de volatilidade cambial e reveses no congresso, que colocaram em dúvida a viabilidade do plano de reformas de milei, que conseguiu reduzir drasticamente a inflação às custas de um duro ajuste fiscal
Segundo fontes, os estados unidos perceberam esse ataque contra a argentina, contra as ideias de liberdade, contra um aliado estratégico e por isso que nos deram o apoio, disse o presidente ultraliberal à rádio nesta segunda-feira.
Pacote de apoio: Saiba mais
Por outro lado, o pacote divulgado na quinta-feira pelo secretário do tesouro dos eua, scott bessent, combina compras diretas de pesos no mercado para sustentar o valor do dólar e um swap (troca de moedas) de 20 bilhões de dólares (cerca de 109 bilhões de reais) com o banco central.
Importante mencionar que a argentina enfrenta um momento de aguda falta de liquidez, disse bessent. apenas os estados unidos podem agir rapidamente, e agiremos
Segundo fontes, o anúncio deu um alívio aos bônus e ações argentinas e diminuiu a pressão cambial.
Milei chega a washington na noite desta segunda-feira e se reunirá com trump na casa branca ao meio-dia de terça, em horário local (13h00 no horário de brasília), informou a presidência argentina.
Vale destacar que os presidentes vão cumprir uma agenda de múltiplos temas, disse o presidente argentino
De acordo com informações, milei também destacou o alinhamento dos interesses argentinos com os dos estados unidos e israel: eles sabem que somos um aliado verdadeiro.
Ministro da Economia descarta dolarização da Argentina: Uma nova visão
Na noite de domingo, o ministro da economia argentino, luis caputo, descartou que a argentina esteja caminhando em direção à dolarização até o momento.
Vale destacar que ele também negou rumores de que planeja fazer, após as legislativas, uma modificação no esquema cambial. os estados unidos estão dispostos a continuar comprando pesos, disse
De acordo com informações, em várias ocasiões, o governo negou que washington tenha exigido o fim do swap existente entre argentina e china, renovado em 2024 por um ano. não acredito que parte do acordo seja afastar a china da argentina, disse na sexta-feira o chefe de gabinete, guillermo francos.
Bessent havia dito que milei estava comprometido a retirar a participação da china no país, ao que a embaixada chinesa na argentina respondeu no fim de semana, acusando atos de hegemonia e bullying dos estados unidos.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: