Saiba mais sobre: O fim do SEO? Entenda o que é Answer Engine Optimization (AEO)

Por Tamires Vitorio 15 de maio de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Saiba mais sobre: O fim do SEO? Entenda o que é Answer Engine Optimization (AEO)

A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. Adicionalmente, segundo estimativas da bernstein, consultas em chatbots com ia generativa já alcançam volumes equivalentes a 15% das buscas processadas por mecanismos tradicionais. É essencial notar que mas nem o google tem se mostrado imune às mudanças causadas pela ia De acordo com informações, recentemente, eddy cue, vice-presidente sênior de serviços...

Confira como A otimização para motores de busca, tradicionalmente conhecida como search engine optimization (seo), pode estar com os dias contados. A história completa está aqui.

Importante mencionar que isso porque, com o avanço da inteligência artificial generativa e dos chatbots, a dinâmica dos mecanismos de pesquisa, como o google, está mudando rapidamente. e, agora, uma nova técnica para os websites chamada de answer engine optimization (aeo) tem ganhado espaço

Importante mencionar que isso porque, com o avanço da inteligência artificial generativa e dos chatbots, a dinâmica dos mecanismos de pesquisa, como o google, está mudando rapidamente. - Tamires Vitorio

Especialistas apontam que o aeo adapta os conceitos do seo para o universo das buscas conversacionais e assistentes de voz, como chatgpt, google bard, alexa e siri.

Em vez de focar em palavras-chave estáticas, a estratégia concentra-se em criar conteúdos estruturados, ricos semanticamente e alinhados à intenção real do usuário. isso inclui responder a diversas variações de perguntas relacionadas a um mesmo tema e fornecer respostas claras e objetivas que podem ser usadas diretamente por mecanismos de ia.

Vale destacar que diferentemente do seo, que tem como principal objetivo a geração de tráfego orgânico via cliques para websites, o aeo visa a exibição de respostas instantâneas nos próprios assistentes virtuais e mecanismos de pesquisa, muitas vezes dispensando a necessidade do clique. é aquela primeira parte do google que mostra uma resposta de ia assim que o usuário procura algo

A parceria Google-Reddit: combustível para a IA

De acordo com informações, em 2024, google e reddit firmaram uma parceria estratégica avaliada em cerca de us$ 60 milhões anuais, que concedeu ao google acesso à api de dados do reddit para alimentar seus modelos de inteligência artificial, como o gemini.

Com esse acordo, o google passou a utilizar o conteúdo do reddit — composto por discussões em tempo real e opiniões de usuários — para aprimorar o contexto das respostas geradas pelas suas ias.

É essencial notar que além disso, o google também passou a priorizar o conteúdo do reddit nos resultados de busca, ampliando a visibilidade dos fóruns

De acordo com informações, essa colaboração se apresenta como um movimento significativo diante da transformação do consumo digital, em que a inteligência artificial e o aeo ganham protagonismo. para o reddit, o acordo também representa uma nova fonte de receita estratégica, especialmente após sua oferta pública inicial (ipo) em 2024.

Além disso, contudo, o destaque privilegiado do reddit nos resultados do google gerou debates na comunidade de seo, questionando possíveis impactos negativos para sites tradicionais, além de levantar discussões sobre privacidade e o uso responsável dos dados dos usuários.

O reinado ameaçado

É essencial notar que mas nem o google tem se mostrado imune às mudanças causadas pela ia

De acordo com informações, recentemente, eddy cue, vice-presidente sênior de serviços da apple (aapl), afirmou que o volume de buscas no safari, o navegador da empresa, caiu pela primeira vez em abril de 2025 — um marco histórico negativo para a gigante de mountain view.

A desaceleração nos cliques pagos levanta dúvidas sobre o modelo de negócios central da companhia.

Vale destacar que embora o google não tenha explicado a queda, analistas do banco bernstein, segundo o business insider, sugerem que fatores macroeconômicos, ou até mesmo melhorias nas respostas baseadas em ai overviews, podem ter reduzido a necessidade de os usuários clicarem em anúncios

Especialistas apontam que além disso, a crescente popularidade de plataformas como chatgpt, da openai, e as ferramentas de ia da meta estão redesenhando o que significa "buscar" na internet.

Adicionalmente, segundo estimativas da bernstein, consultas em chatbots com ia generativa já alcançam volumes equivalentes a 15% das buscas processadas por mecanismos tradicionais.

É essencial notar que apesar de o google afirmar que o número total de buscas está crescendo, dados da empresa de análise statcounter apontam uma tendência diferente

Especialistas apontam que a participação da empresa no tráfego global de buscas caiu de 93%, em março de 2023, para 89,71%, em março de 2025.

Ao mesmo tempo, cerca de 1 bilhão de pessoas já usam ia nos produtos da meta e o chatgpt conta com cerca de 800 milhões de usuários.

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