Sem investimento inicial, elas criaram agência de marketing de influência e miram R$ 36 mi em 2025: Nova perspectiva

Por Caroline Marino 15 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Sem investimento inicial, elas criaram agência de marketing de influência e miram R$ 36 mi em 2025: Nova perspectiva

Novos detalhes sobre sem investimento inicial, elas criaram agência de marketing de influência e miram r$ 36 mi em 2025 vêm à tona. essa preparação é fundamental para tomar decisões mais seguras e estratégicas. quando eu não conseguia resolver algo, a tati assumia”, diz.

Em uma revelação exclusiva, Saber reconhecer uma boa oportunidade, mesmo quando não faz parte dos planos, pode ser o primeiro passo para construir uma empresa de sucesso. foi assim que as paulistanas larissa calheiros e tatiane medeiros criaram a side, agência de marketing de influência que, em 2025, projeta faturar r$ 36 milhões, um salto de 120% em relação aos r$ 16,4 milhões registrados no ano anterior. A história completa está aqui.

É essencial notar que formadas em relações públicas, elas seguiam carreiras sólidas no mundo corporativo, com metas claras de crescimento. de um lado, a atuação no setor comercial de grandes agências; de outro, a experiência em estratégias de comunicação e marketing em multinacionais caminhos distintos, mas complementares – unidos por uma amizade de longa data e uma visão de futuro em comum empreender, no entanto, não estava no radar

É essencial notar que formadas em relações públicas, elas seguiam carreiras sólidas no mundo corporativo, com metas claras de crescimento. - Caroline Marino

De acordo com informações, foi em 2017, com um convite inesperado, que tudo mudou. “estava desenvolvendo uma campanha e o perfil de uma amiga influenciadora se encaixava. durante uma conversa, compartilhei alguns insights de carreira e surgiu a proposta de assessorá-la”, lembra larissa, que aceitou o desafio como freelancer. para dar conta da demanda, convidou tatiane para embarcar na jornada.

Mais do que uma demanda pontual, era a chance de construir algo próprio num setor em expansão. segundo o banco goldman sachs, o mercado de influência deve movimentar cerca de us$ 500 bilhões até 2027. atualmente, são aproximadamente 50 milhões de criadores de conteúdo, com a perspectiva de aumentar entre 10% e 20% nos próximos cinco anos. o brasil ocupa o segundo lugar no ranking de influenciadores no instagram, atrás apenas dos eua, de acordo com a nielsen.

Cautela e alinhamento para dar o primeiro passo: Uma nova visão

É essencial notar que apesar do potencial do segmento, o começo foi pautado pela cautela, com decisões bem planejadas e avanço gradual. sem investimento inicial, a dupla conciliou por mais de um ano o novo negócio com os empregos corporativos, até que o faturamento alcançasse um patamar que cobrisse os salários “nos virávamos entre reuniões, produção, atendimento e planejamento tudo era feito sem glamour, nem garantias mas com muita vontade de fazer acontecer”, diz larissa

De acordo com informações, segundo ela, foram muitas horas de trabalho e pouco descanso, mas a sintonia com a sócia fez a diferença. “é fundamental escolher alguém que compartilhe do mesmo propósito. quando eu não conseguia resolver algo, a tati assumia”, diz. outra prioridade foi formalizar a empresa. por isso, as primeiras comissões foram destinadas ao pagamento de contabilidade e assessoria jurídica.

Apoio profissional para avançar

Por outro lado, a dedicação logo surtiu efeitos. em meados de 2018, o faturamento da side chegou a quase o triplo do que ganhavam como clt e, assim, decidiram se dedicar exclusivamente ao negócio. em 2019, logo após a inauguração do escritório físico, contrataram um business coach para apoiar na profissionalização da gestão. “nossa especialidade não é administração, e dúvidas como ‘quanto tirar de salário’, ‘o que deixar no caixa’ e ‘como contratar’ começaram a surgir”, explica tatiane.

É essencial notar que nos três primeiros anos, eram apenas três clientes fixos e uma equipe enxuta. a virada veio em 2020, durante a pandemia, com a conquista de um grande projeto para uma marca nacional de limpeza a campanha envolveu mais de 20 influenciadores e marcou um ponto de inflexão desde então, a empresa só cresce o time saltou de quatro para 18 colaboradores, e novas contratações estão em andamento hoje, são 27 influenciadores atendidos, como mirella qualha, giovanna ferrarezi e julia rodrigues

Gestão de pessoas, atendimento 360° e tecnologia: Saiba mais

De acordo com informações, para as empreendedoras, o sucesso do negócio se baseia em pilares como a divisão clara de responsabilidades e uma gestão centrada nas pessoas. larissa cuida das áreas comercial, administrativa e financeira, enquanto tatiane lidera os times de atendimento, planejamento e criação. atualmente, a agência opera em home office e mantém uma rotina de escuta ativa, com reuniões por área, encontros presenciais e alinhamentos constantes entre as sócias.

Entre as práticas implementadas estão o day off compensatório para quem trabalha em eventos aos fins de semana e férias coletivas de até 15 dias no fim do ano, além dos 30 dias regulamentares. “esse mercado pode ser exaustivo e estamos sempre atentas ao bem-estar do time. nosso foco está na produtividade, não nas horas trabalhadas”, diz larissa.

É essencial notar que no campo estratégico, a aposta é o modelo de atendimento 360° – do planejamento de imagem à entrega de campanhas. a proposta é ser parceira de longo prazo, da curadoria à execução

De acordo com informações, para a otimização do trabalho, em 2024, triplicou o investimento em tecnologia. adotou o hubspot, que centraliza informações dos clientes e otimiza o funil de vendas; o sprout, plataforma com ia que reduz em mais de 50% o tempo de curadoria de influenciadores; e o power bi, que ampliou a capacidade analítica da equipe. as ferramentas vieram acompanhadas de treinamentos e imersões. o resultado foi uma melhora em torno de 70% na performance comercial, maior assertividade nas escolhas e redução de prazos.

Capacitação e resiliência: Uma nova visão

Para quem deseja empreender, elas reforçam a importância de buscar conhecimento, tanto sobre o setor escolhido quanto sobre gestão e administração. essa preparação é fundamental para tomar decisões mais seguras e estratégicas. do ponto de vista comportamental, destacam competências como resiliência, empatia, paciência e coragem, já que os desafios fazem parte da jornada. “começamos sem investimento, mas com um objetivo em comum. o que nos trouxe até aqui foi trabalho duro, escuta ativa e a vontade de fazer diferente”, conclui larissa.

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