Sem progresso com 'vaquinha', Corinthians quer deixar de pagar Selic e busca o IPCA: Nova perspectiva
:format(webp))
A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. Importante mencionar que para especialistas em gestão e marketing esportivo, notícias envolvendo escândalos, sobretudo os mais recentes ligados ao ex-presidente augusto melo, afastado do cargo em razão de denúncias de corrupção envolvendo o ex-patrocinador, a vai de bet, podem ter "esfriado" a campanha, que mesmo assim não deve ser considerada um...
De acordo com fontes, A arrecadação financeira para quitar o pagamento das dívidas relacionadas à neo química arena, estádio do corinthians, estacionou na casa dos r$ 40 milhões - r$ 40.984.293 para ser mais exato. A história completa está aqui.
É essencial notar que ao longo desses 10 meses de campanha, o valor representa menos de 6% do objetivo. faltam r$ 659 060 973,04 para a meta ser alcançada o valor total da dívida é de r$ 700 milhões
Especialistas apontam que idealizada pela principal torcida organizada do clube, a gaviões da fiel, em parceria com a própria diretoria do corinthians e representantes da caixa econômica, a previsão inicial é que a campanha de arrecadação funcionasse até maio deste ano, mas foi prorrogada até dezembro por não ter chegado ao objetivo final.
Adicionalmente, no início, com a ajuda e exposição de patrocinadores, músicos, artistas e influencers, parecia que a arrecadação deslancharia; foram quase r$ 8 milhões doados nas primeiras 24 horas, e mais de r$ 33 milhões no primeiro mês. a partir de janeiro, no entanto, a campanha esfriou, com uma média de pouco mais de r$ 2 milhões nos meses seguintes, chegando aos r$ 40,3 milhões em maio.
Vale destacar que essas contribuições têm sido feitas exclusivamente por uma conta criada pela caixa econômica, pelo site doearenacorinthians. com br, com doação mínima no valor de r$ 10 até então, foram pagos mais de 80 boletos
Menos juros
Segundo fontes, sem resultados com a vaquinha, o corinthians procurou a caixa no final de setembro com a intenção de diminuir dos pela quitação da arena. o objetivo é diminuir a taxa pela metade. hoje, o cálculo é baseado na selic (em 15%) + 2%, chegando a um total de 17%. o corinthians vai pedir para essa taxa ser baseada no ipca - analistas ouvidos pelo banco central na última semana para o boletim focus reduziram as projeções do ipca de 4,83% para 4,81%, trazendo a taxa paga pelo timão para a casa dos 9%. a proposta será apresentada nos próximos dias
Por outro lado, “na base deste pedido de troca de indicadores que reajustam a dívida, existe uma expectativa de que a diferença entre o ipca e a taxa selic fique do tamanho que está hoje. a taxa selic, por exemplo, está num dos níveis mais altos da história e, se você projetar que mais para frente continuará desse jeito e que o ipca se manterá nos níveis atuais ou até melhore, pode valer a pena para o corinthians essa troca, ao longo do tempo. mas se trata de uma aposta, até porque essa é uma renegociação de longo prazo, entre o clube e a caixa. pode ser que daqui a cinco anos as curvas se invertam, sendo necessário iniciar uma nova renegociação, afirma moises assayag, sócio-diretor da channel associados e especialista em finanças no esporte.
Importante mencionar que para especialistas em gestão e marketing esportivo, notícias envolvendo escândalos, sobretudo os mais recentes ligados ao ex-presidente augusto melo, afastado do cargo em razão de denúncias de corrupção envolvendo o ex-patrocinador, a vai de bet, podem ter esfriado a campanha, que mesmo assim não deve ser considerada um fracasso
Especialistas apontam que acredito que tenham sido ótimos números, mesmo sem alcançar o valor total almejado. para ter uma análise mais criteriosa, quantas campanhas pontuais de esporte no país já arrecadaram cifras iguais? este, sim, é um indicador comparativo. agora é entender como reaquecer a campanha após crises institucionais para que o torcedor continue abraçando o projeto, aponta renê salviano, ceo da heatmap e especialista em marketing esportivo.
“os resultados em si são expressivos pelo valor obtido e sem precedentes no futebol brasileiro, representando um considerável alívio da dívida, ainda que a percepção de sucesso ou fracasso derive da expectativa de quitação total da dívida”, acrescenta ivan martinho, professor de marketing esportivo pela espm.
É essencial notar que “o valor arrecadado até o momento é expressivo, ou seja, demonstra o engajamento, comprometimento e a força de muitos torcedores corintianos com o projeto”, diz fábio wolff, sócio-diretor da wolff sports e especialista em marketing esportivo
De acordo com informações, para thiago freitas, coo da roc nation sports no brasil, empresa de entretenimento norte-americana, no entanto, ideias como essas surgem em ambientes nos quais não se conhece como brasileiros se relacionam com o futebol e os clubes.
nem 5% dos que se dizem torcedores de um clube estão dispostos a fazer uma doação em prol de um clube, e já vimos dezenas de exemplos disso ao longo das últimas três décadas. muitos ainda seguem confundindo simpatizantes, torcedores e potenciais sócios. qualquer campanha que arrecada um de cada r$ 20 esperados é um fracasso, e essa, só reforçou algo comum a todos os nossos clubes, que é sua enorme exposição midiática, sem qualquer lastro com sua relevância econômica, analisa.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: