Silas Malafaia é alvo de busca e medidas cautelares ao descer de avião do Rio

Por Luiz Henrique Oliveira 20/08/2025 às 19:19 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Silas Malafaia é alvo de busca e medidas cautelares ao descer de avião do Rio

Silas Malafaia é alvo de busca e medidas cautelares ao descer de avião do Rio

A Polícia Federal cumpriu, na noite desta quarta-feira (20/8), um mandado de busca pessoal e de apreensão de celulares contra o pastor Silas Malafaia no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A medida foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da PET nº 14129, investigação que apura tentativa de obstrução de Justiça relacionada à chamada trama golpista.

Malafaia

Entre as medidas cautelares impostas ao pastor estão a proibição de deixar o país e a de manter contato com outros investigados no processo.

Entre as medidas cautelares impostas ao pastor estão a proibição de deixar o país e a de manter contato com outros investigados no processo. - Luiz Henrique Oliveira

Malafaia foi abordado por agentes federais assim que desembarcou de um voo vindo de Lisboa. Ele foi conduzido para uma sala no aeroporto, onde prestou depoimento à PF.

Silas

As ações foram solicitadas pela própria Polícia Federal e tiveram parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em manifestação enviada ao STF no dia 15 de agosto, o procurador-geral Paulo Gonet afirmou que os investigadores reuniram diálogos e publicações em que Silas Malafaia “aparece como orientador e auxiliar das ações de coação e obstrução promovidas pelos investigados Eduardo Nantes Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro”.

Segundo o parecer, há indícios de que os envolvidos atuaram em conjunto para tentar interferir na Ação Penal nº 2668, que trata da tentativa de golpe e tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como réu.

Federal

“Impõe-se concluir que estão associados no propósito comum, bem como nas práticas dele resultante, de interferir ilicitamente no curso e no desenlace da Ação Penal n. 2668 [da tentativa de golpe], em que o ex-presidente figura como réu”, escreveu Gonet.

Com isso, Silas Malafaia passa a ser alvo direto das apurações sobre o caso.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: