Silvio Costa Filho assina decreto sobre 'BR do Mar' com incentivos para 'embarcações verdes': Detalhes revelados
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A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. Por outro lado, o governo avalia que a regulamentação da br do mar é estratégica para fortalecer o setor logístico brasileiro, com foco na transição energética e na diversificação dos modais de transporte. embora o conceito ainda precise ser definido em uma portaria específica, o governo pretende abrir consulta pública para...
Confira como O ministro silvio costa filho, de portos e aeroportos, participou da cerimônia de assinatura nesta quarta-feira, 16, do decreto que regulamenta a “br do mar”, programa criado para ampliar o transporte marítimo de cargas entre portos brasileiros, a chamada cabotagem. Veja os detalhes a seguir.
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Vale destacar que a iniciativa visa estimular o crescimento do setor com medidas que incluem a ampliação da frota, criação de novas rotas, redução de custos logísticos e geração de empregos
Especialistas apontam que o programa tem um propósito de fortalecer a cabotagem no brasil. este programa vai fazer que uma carga circule entre portos. (...) vamos fazer este ano o maior leilão da história brasileiro. estamos focando na intermodalidade do país e estamos trabalhando pela descentralização e essa integração.
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Estão presentes na cerimônia a ministra do planejamento simone tebet e deputados como o líder de governo, josé guimarães. o evento estava previsto na agenda de luiz inácio lula da silva, que se ausentou pelo atraso da reunião com os bancos públicos federais, onde é discutido uma nova proposta de crédito imobiliário.
Importante mencionar que uma das principais novidades do texto será a inclusão de incentivos à contratação de “embarcações verdes”, ou seja, navios que atendam a critérios de sustentabilidade ambiental. embora o conceito ainda precise ser definido em uma portaria específica, o governo pretende abrir consulta pública para discutir parâmetros técnicos e ouvir o mercado
Vale
Segundo fontes, o decreto é uma etapa prevista pela lei da br do mar, sancionada em 2022, ainda durante o governo jair bolsonaro. a norma flexibilizou o afretamento de embarcações estrangeiras para a cabotagem, abrindo caminho para a modernização da frota nacional. agora, caberá ao decreto detalhar as modalidades de contratação permitidas e as condições para a operação de navios com bandeira estrangeira — que, mesmo assim, deverão manter tripulação brasileira a bordo.
Por outro lado, o governo avalia que a regulamentação da br do mar é estratégica para fortalecer o setor logístico brasileiro, com foco na transição energética e na diversificação dos modais de transporte.
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