STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos; entenda: Detalhes revelados

Por Agência o Globo 16 de maio de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos; entenda: Detalhes revelados

Novos detalhes sobre stf começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos; entenda vêm à tona. na época, a entidade pediu a suspensão das decisões judiciais concedendo a reposição, mas um pedido de liminar foi negado Especialistas apontam que o julgamento ocorrerá no plenário virtual, com início às 11h desta sexta-feira e previsão de término no dia 23.

Especialistas

Confira como O supremo tribunal federal (stf) vai começar a analisar nesta sexta-feira, 16, se deve ocorrer uma reposição pelas perdas ocorridas devido aos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990, conhecidos como planos bresser, verão, collor 1 e collor 2. Veja os detalhes a seguir.

Confira como O supremo tribunal federal (stf) vai começar a analisar nesta sexta-feira, 16, se deve ocorrer uma reposição pelas perdas ocorridas devido aos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990, conhecidos como planos bresser, verão, collor 1 e collor 2. - Agência o Globo

Novos

Vale destacar que a ação que será julgada foi apresentada em 2009 pela confederação nacional do sistema financeiro (consif). na época, a entidade pediu a suspensão das decisões judiciais concedendo a reposição, mas um pedido de liminar foi negado

Confira

Especialistas apontam que o julgamento ocorrerá no plenário virtual, com início às 11h desta sexta-feira e previsão de término no dia 23. o relator atual é o ministro cristiano zanin.

Por outro lado, foi no âmbito dessa ação que o stf homologou, em 2018, um acordo entre representantes de bancos e poupadores que estabeleceu indenizações pelas correções da poupança ocorridas durante os planos.

É essencial notar que foram ressarcidas perdas na poupança durante a entrada em vigor dos planos bresser (1987), verão (1989) e collor 2 (1991). o plano collor 1 (1990), que confiscou a poupança, inicialmente ficou fora do acerto

Segundo fontes, depois, em 2020, foi homologado um aditivo no acerto, incluindo o collor 1. na época, houve a avaliação de que o número de adesões tinha sido menor do que o esperado. o acordo também foi prorrogado por 60 meses, prazo que terminou agora.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: