Taxa de adolescentes e jovens em analfabetismo funcional é estável. Por isso, precisamos avançar: Detalhes revelados

Por Unicef 14 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Taxa de adolescentes e jovens em analfabetismo funcional é estável. Por isso, precisamos avançar: Detalhes revelados

Novos detalhes sobre taxa de adolescentes e jovens em analfabetismo funcional é estável. por isso, precisamos avançar vêm à tona. É essencial notar que a pandemia da covid 19, inegavelmente, impôs desafios enormes à educação formal, e talvez pouco tenhamos aprendido com ela. para ações de busca ativa escolar, o unicef conta também com a parceria estratégica de brk e...

De acordo com fontes, Por mônica dias pinto* Continue lendo para saber mais.

Importante mencionar que dados recentes da nova edição do indicador de analfabetismo funcional (inaf) escancaram uma realidade incômoda e inaceitável para o brasil: o analfabetismo funcional ainda é um tema para nos preocuparmos. a constatação é que 29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos permanecem na condição de analfabetos funcionais, um patamar idêntico ao de 2018

Importante mencionar que dados recentes da nova edição do indicador de analfabetismo funcional (inaf) escancaram uma realidade incômoda e inaceitável para o brasil: o analfabetismo funcional ainda é um tema para nos preocuparmos. - Unicef

Especialistas apontam que ou seja, um percentual expressivo de brasileiros e brasileiras, mesmo sabendo ler e escrever não consegue aplicar essas habilidades para resolver problemas do cotidiano e/ou compreender textos complexos. e infelizmente, observa-se que entre os adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, o analfabetismo funcional oscilou negativamente, entre 2018 e 2024, passando de 14% para 16%.

Além disso, por outro lado, o estudo também revela alguns avanços. por exemplo, o maior percentual de pessoas funcionalmente alfabetizadas se encontra nas faixas de 15 a 29 anos (84%) e 30 a 39 anos (78%), evidenciando o efeito positivo das políticas de inclusão e valorização da escola para crianças e jovens realizadas nas últimas duas décadas. assim, são milhões os brasileiros hoje na faixa de 15 a 39 anos que se beneficiaram das políticas de inclusão massiva da população na escola.

Importante mencionar que ou seja, observamos que se ampliou o número de adolescentes e jovens alfabetizados, que conseguem utilizar a leitura e a escrita em seu dia a dia. porém, também temos evidências de que ainda há muito trabalho a fazer, para garantir esse direito essencial para todos os adolescentes e jovens

O que é o analfabetismo funcional?

De acordo com informações, o que significa estar em condição de analfabetismo funcional? significa que determinada pessoa, mesmo frequentando a escola ou tendo concluído a educação básica, tem dificuldade para compreender plenamente textos complexos, realizar operações matemáticas, utilizar habilidades de leitura e escrita para efetuar atividades necessárias para a vida cotidiana. no século xxi, o analfabetismo funcional implica em barreiras determinantes para a inserção digna no mundo do trabalho, para o exercício pleno da cidadania e para a capacidade de navegar em um mundo cada vez mais complexo e informacional.

Infelizmente, ao analisarmos o perfil dos adolescentes e jovens analfabetos funcionais, constatamos que são, em sua maioria, negros, indígenas, com deficiência e pertencentes a famílias de renda mais baixa.  convivemos no brasil ainda com uma construção histórica, que naturaliza o fracasso escolar de determinados indivíduos, como se fosse aceitável que adolescentes e jovens passem e saiam da escola sem aprender o que é esperado, sem o direito a uma educação integral.

Vale destacar que por isso, é urgente investir na implementação efetiva nos territórios de políticas e estratégias voltadas à educação integral com qualidade e equidade, a alfabetização na idade certa, à recomposição das aprendizagens, ao letramento digital, viabilizando que esses adolescentes e jovens desenvolvam competências e habilidades para se situar e se posicionar no mundo, fazer suas escolhas, aprender, ser feliz e ter uma transição positiva para o mundo do trabalho

De acordo com informações, é essencial garantir investimentos em infraestrutura escolar, carreira docente de qualidade e condições de trabalho para gestores e professores que atuam, em especial, nas periferias, áreas remotas, ribeirinhas, áreas indígenas e quilombolas.

Por outro lado, adolescentes e jovens de 15 a 29 anos vivem e viverão em um século repleto de mudanças exponenciais, no qual é necessário aprender a lidar com diferentes pontos de vista, posicionar-se com argumentos para defender ideias, princípios e valores, prevenir e solucionar conflitos, lidar com a lógica digital das inteligências artificiais (ia) e buscar alternativas para lidar com as mudanças climáticas.  que futuro precisamos oportunizar para as próximas gerações?

É essencial notar que a pandemia da covid 19, inegavelmente, impôs desafios enormes à educação formal, e talvez pouco tenhamos aprendido com ela. crianças e adolescentes ficaram por longo período sem acesso aos estudos e ao convívio com a comunidade escolar estudos comprovam os impactos desse período nefasto na saúde mental e emocional, dos estudantes, como também em suas aprendizagens muitos tiveram suas trajetórias escolares descontinuadas precocemente sem contar as fragilidades educacionais pré-existentes, que a crise sanitária apenas exacerbou, em especial para os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social

A influência do mundo digital

De acordo com informações, vale destacar também que o inaf 2024 traz uma inovação metodológica por meio da qual foi possível explorar a relação entre o nível de alfabetismo dos indivíduos e a interação que estabelecem com o mundo digital. por meio de testes em celulares, constatou-se que apenas 13% dos participantes da pesquisa conseguiram cumprir todas as etapas para a compra de um tênis em uma loja virtual; somente 4% conseguiram concluir o processo de escolha de um filme mediante os critérios estabelecidos e explicar as razões de sua escolha e apenas 17% realizaram com êxito todas as etapas para efetuar a inscrição em um festival de música por meio de formulário on-line.

Coordenado pela organização social ação educativa e pela consultoria conhecimento social, a edição 2024 do inaf é uma correalização da fundação itaú, em parceria com a ⁠fundação roberto marinho, ⁠instituto unibanco, unesco e unicef. o que significa uma reunião de instituições empenhadas em promover um diagnóstico consistente sobre a questão, bem como contribuir para aprofundar, a partir daí, propostas efetivas para avançarmos com a velocidade e qualidade necessárias.  os resultados apurados nos convocam a adotar ações concretas, com grande senso de urgência.

Importante mencionar que governos, sociedade civil, universidades, investidores sociais, empregadores têm papéis e responsabilidades a assumir, para que o brasil oferte educação básica com qualidade e equidade para todos, bem como promova oportunidades de educação ao longo da vida, em especial para àqueles que, recorrentemente, não tiveram acesso – ou tiveram de forma limitada - à educação na infância e adolescência

Segundo fontes, o brasil não pode admitir uma parcela tão significativa de sua população à margem de um direito tão básico, que compromete o bem-estar e a vida de indivíduos, o desenvolvimento social e econômico da nação. é hora de transformar as evidências trazidas pelo inaf em insumos para mudanças urgentes e efetivas em nossas práticas educacionais. o presente e o futuro do brasil dependem disso.

O trabalho do UNICEF: Saiba mais

O unicef trabalha em parceria com governos, organizações sociais, doadores, fundações do setor privado e toda a população para enfrentar os desafios da educação e garantir o direito de aprender de cada criança e adolescente, sem exceção, por meio de três estratégias principais:

É essencial notar que para suas ações com foco na promoção e na garantia do direito de aprender, o unicef brasil mantém uma parceria estratégica com grupo profarma e instituto claro e uma parceria com fundação itaú. para ações de busca ativa escolar, o unicef conta também com a parceria estratégica de brk e edp e com a parceria de b3 social

Especialistas apontam que *mônica dias pinto é chefe de educação do unicef no brasil

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