Taxa de adolescentes e jovens em analfabetismo funcional é estável. Por isso, precisamos avançar: Detalhes revelados
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Novos detalhes sobre taxa de adolescentes e jovens em analfabetismo funcional é estável. por isso, precisamos avançar vêm à tona. É essencial notar que a pandemia da covid 19, inegavelmente, impôs desafios enormes à educação formal, e talvez pouco tenhamos aprendido com ela. para ações de busca ativa escolar, o unicef conta também com a parceria estratégica de brk e...
De acordo com fontes, Por mônica dias pinto* Continue lendo para saber mais.
Importante mencionar que dados recentes da nova edição do indicador de analfabetismo funcional (inaf) escancaram uma realidade incômoda e inaceitável para o brasil: o analfabetismo funcional ainda é um tema para nos preocuparmos. a constatação é que 29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos permanecem na condição de analfabetos funcionais, um patamar idêntico ao de 2018
Especialistas apontam que ou seja, um percentual expressivo de brasileiros e brasileiras, mesmo sabendo ler e escrever não consegue aplicar essas habilidades para resolver problemas do cotidiano e/ou compreender textos complexos. e infelizmente, observa-se que entre os adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, o analfabetismo funcional oscilou negativamente, entre 2018 e 2024, passando de 14% para 16%.
Além disso, por outro lado, o estudo também revela alguns avanços. por exemplo, o maior percentual de pessoas funcionalmente alfabetizadas se encontra nas faixas de 15 a 29 anos (84%) e 30 a 39 anos (78%), evidenciando o efeito positivo das políticas de inclusão e valorização da escola para crianças e jovens realizadas nas últimas duas décadas. assim, são milhões os brasileiros hoje na faixa de 15 a 39 anos que se beneficiaram das políticas de inclusão massiva da população na escola.
Importante mencionar que ou seja, observamos que se ampliou o número de adolescentes e jovens alfabetizados, que conseguem utilizar a leitura e a escrita em seu dia a dia. porém, também temos evidências de que ainda há muito trabalho a fazer, para garantir esse direito essencial para todos os adolescentes e jovens
O que é o analfabetismo funcional?
De acordo com informações, o que significa estar em condição de analfabetismo funcional? significa que determinada pessoa, mesmo frequentando a escola ou tendo concluído a educação básica, tem dificuldade para compreender plenamente textos complexos, realizar operações matemáticas, utilizar habilidades de leitura e escrita para efetuar atividades necessárias para a vida cotidiana. no século xxi, o analfabetismo funcional implica em barreiras determinantes para a inserção digna no mundo do trabalho, para o exercício pleno da cidadania e para a capacidade de navegar em um mundo cada vez mais complexo e informacional.
Infelizmente, ao analisarmos o perfil dos adolescentes e jovens analfabetos funcionais, constatamos que são, em sua maioria, negros, indígenas, com deficiência e pertencentes a famílias de renda mais baixa. convivemos no brasil ainda com uma construção histórica, que naturaliza o fracasso escolar de determinados indivíduos, como se fosse aceitável que adolescentes e jovens passem e saiam da escola sem aprender o que é esperado, sem o direito a uma educação integral.
Vale destacar que por isso, é urgente investir na implementação efetiva nos territórios de políticas e estratégias voltadas à educação integral com qualidade e equidade, a alfabetização na idade certa, à recomposição das aprendizagens, ao letramento digital, viabilizando que esses adolescentes e jovens desenvolvam competências e habilidades para se situar e se posicionar no mundo, fazer suas escolhas, aprender, ser feliz e ter uma transição positiva para o mundo do trabalho
De acordo com informações, é essencial garantir investimentos em infraestrutura escolar, carreira docente de qualidade e condições de trabalho para gestores e professores que atuam, em especial, nas periferias, áreas remotas, ribeirinhas, áreas indígenas e quilombolas.
Por outro lado, adolescentes e jovens de 15 a 29 anos vivem e viverão em um século repleto de mudanças exponenciais, no qual é necessário aprender a lidar com diferentes pontos de vista, posicionar-se com argumentos para defender ideias, princípios e valores, prevenir e solucionar conflitos, lidar com a lógica digital das inteligências artificiais (ia) e buscar alternativas para lidar com as mudanças climáticas. que futuro precisamos oportunizar para as próximas gerações?
É essencial notar que a pandemia da covid 19, inegavelmente, impôs desafios enormes à educação formal, e talvez pouco tenhamos aprendido com ela. crianças e adolescentes ficaram por longo período sem acesso aos estudos e ao convívio com a comunidade escolar estudos comprovam os impactos desse período nefasto na saúde mental e emocional, dos estudantes, como também em suas aprendizagens muitos tiveram suas trajetórias escolares descontinuadas precocemente sem contar as fragilidades educacionais pré-existentes, que a crise sanitária apenas exacerbou, em especial para os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social
A influência do mundo digital
De acordo com informações, vale destacar também que o inaf 2024 traz uma inovação metodológica por meio da qual foi possível explorar a relação entre o nível de alfabetismo dos indivíduos e a interação que estabelecem com o mundo digital. por meio de testes em celulares, constatou-se que apenas 13% dos participantes da pesquisa conseguiram cumprir todas as etapas para a compra de um tênis em uma loja virtual; somente 4% conseguiram concluir o processo de escolha de um filme mediante os critérios estabelecidos e explicar as razões de sua escolha e apenas 17% realizaram com êxito todas as etapas para efetuar a inscrição em um festival de música por meio de formulário on-line.
Coordenado pela organização social ação educativa e pela consultoria conhecimento social, a edição 2024 do inaf é uma correalização da fundação itaú, em parceria com a fundação roberto marinho, instituto unibanco, unesco e unicef. o que significa uma reunião de instituições empenhadas em promover um diagnóstico consistente sobre a questão, bem como contribuir para aprofundar, a partir daí, propostas efetivas para avançarmos com a velocidade e qualidade necessárias. os resultados apurados nos convocam a adotar ações concretas, com grande senso de urgência.
Importante mencionar que governos, sociedade civil, universidades, investidores sociais, empregadores têm papéis e responsabilidades a assumir, para que o brasil oferte educação básica com qualidade e equidade para todos, bem como promova oportunidades de educação ao longo da vida, em especial para àqueles que, recorrentemente, não tiveram acesso – ou tiveram de forma limitada - à educação na infância e adolescência
Segundo fontes, o brasil não pode admitir uma parcela tão significativa de sua população à margem de um direito tão básico, que compromete o bem-estar e a vida de indivíduos, o desenvolvimento social e econômico da nação. é hora de transformar as evidências trazidas pelo inaf em insumos para mudanças urgentes e efetivas em nossas práticas educacionais. o presente e o futuro do brasil dependem disso.
O trabalho do UNICEF: Saiba mais
O unicef trabalha em parceria com governos, organizações sociais, doadores, fundações do setor privado e toda a população para enfrentar os desafios da educação e garantir o direito de aprender de cada criança e adolescente, sem exceção, por meio de três estratégias principais:
É essencial notar que para suas ações com foco na promoção e na garantia do direito de aprender, o unicef brasil mantém uma parceria estratégica com grupo profarma e instituto claro e uma parceria com fundação itaú. para ações de busca ativa escolar, o unicef conta também com a parceria estratégica de brk e edp e com a parceria de b3 social
Especialistas apontam que *mônica dias pinto é chefe de educação do unicef no brasil
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