Vaticano prepara cerimônia histórica para velório de Papa Francisco; saiba mais

Na manhã desta segunda-feira (21), o Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco aos 88 anos. O pontífice, que havia sido recentemente internado por mais de 40 dias devido a uma pneumonia bilateral, chegou a receber alta, mas já apresentava um estado de saúde fragilizado. Sua última aparição em público foi durante a missa do Domingo de Páscoa, celebrada na Basílica de São Paulo, um dia antes de sua morte.
Com o falecimento, o Vaticano deu início à tradicional Novendiales, os nove dias de luto oficial. As cerimônias seguem três estações que marcam a despedida do líder religioso, desde o anúncio de sua morte até o sepultamento.
Como se dará a despedida do Papa?
A primeira etapa do ritual começou com a constatação da morte, a exposição do corpo e orações feitas por religiosos. Em seguida, o corpo será embalsamado e colocado em um caixão feito de madeira e zinco, permanecendo na capela de Santa Marta para um velório reservado aos membros do Vaticano.
Na segunda estação, o corpo será levado para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para a despedida dos fiéis. O cardeal Camerlengo será o responsável por presidir as celebrações e orações neste momento. Após a visitação, será realizada a missa de exéquias — cerimônia de corpo presente com a participação de chefes de Estado, delegações governamentais e fiéis. A missa será realizada ao ar livre, diante da escadaria da basílica.
O sepultamento, que compõe a terceira estação, está previsto para acontecer entre 4 a 6 dias após a morte. O corpo será levado em procissão até seu local de descanso final, escolhido pelo próprio pontífice. Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, considerada a primeira igreja do Ocidente dedicada à Virgem Maria. O caixão passará ainda pelo rito de imunação, com a deposição no túmulo do pontífice.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: