Whey mais natural: Gaúchas criam marca de suplementos e miram r$ 1 milhão em 2025
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Novos detalhes sobre whey mais natural vêm à tona. Importante mencionar que “temos conteúdos para tirar dúvidas dos clientes em quadros como ‘quebrando tabu’, que ajudam a desmistificar temas como uso da creatinina e eficácia dos suplementos em geral”, diz gabriela De acordo com informações, a marca também produz quadros como ‘a bhāva explica’ e lives com profissionais da saúde.
Saiba mais: Identificar uma lacuna no mercado e pensar em uma solução para a mesma. esse é, muitas vezes, o ponto de partida para negócios de sucesso. foi exatamente esse o caminho trilhado pelas engenheiras de produção gabriela nácul, sophia magalhães e lívia fabris, que também é nutricionista. ao analisarem o setor de suplementação alimentar – que deve movimentar mais de us$ 252 bilhões até 2025, segundo a consultoria future market insights –, as amigas gaúchas identificaram um problema: a dificuldade de encontrar produtos com rótulos claros e fórmulas menos industrializadas. Veja os detalhes a seguir.
É essencial notar que decidiram, então, deixar o mundo corporativo para empreender. em 2024, fundaram a bhāva, marca de suplementos clean label com fórmulas minimalistas, sem aditivos químicos e com sabor mais natural — uma proposta cada vez mais valorizada por consumidores em busca de bem-estar com consciência “só encontrávamos produtos com fórmulas complexas ou eram doces demais, ou causavam desconforto queríamos algo mais simples e eficaz”, lembra gabriela
Especialistas apontam que o negócio deu certo: apenas em fevereiro de 2025, o faturamento da empresa foi equivalente a 20% de todo o ano anterior. agora, a expectativa é ultrapassar r$ 1 milhão até o final do ano.
Além disso, atualmente, os produtos são vendidos no e-commerce próprio da bhāva, além de outros 15 pontos de venda físicos em cidades como porto alegre e são paulo. com uma taxa de retenção superior a 60%, o objetivo das empresárias é ampliar o portfólio e fortalecer o clube de assinaturas que, desde o lançamento em setembro de 2024, já cresceu dez vezes em número de membros.
Detalhes sobre Da ideia ao plano de negócios
É essencial notar que o primeiro passo para a criação da bhāva foi buscar fornecedores, já que investir em uma linha de produção própria exigiria um aporte financeiro elevado. em seguida, o trio iniciou uma extensa fase de pesquisa, ainda em 2022, para o desenvolvimento das primeiras fórmulas com o desafio de manter a lista de ingredientes enxuta e sem abrir mão do sabor o objetivo era que qualquer pessoa pudesse ler o rótulo e entender exatamente o que estava consumindo
Segundo fontes, em paralelo, foi estruturado um plano de negócios de curto e médio prazo, contemplando aspectos como precificação, logística, canais de venda e gestão. cada uma das sócias contribuiu com sua bagagem profissional adquirida no mundo corporativo, em companhias como ambev e dell.
Conversas com outros empreendedores e especialistas de confiança também foram fundamentais durante a estruturação do negócio. a decisão de iniciar a operação com foco regional, priorizando o sul do país, por exemplo, foi recomendação de um desses mentores: “comecem pequeno, validem localmente e depois expandam”.
Vale destacar que o resultado é um negócio com dna digital, pensado para operar de forma ágil, especialmente porque as sócias vivem em estados diferentes: rio grande do sul, santa catarina e são paulo
Segundo fontes, a empresa passou, ainda, por uma etapa crucial: a validação com nutricionistas, amigos, familiares e influenciadores próximos. “queríamos que pessoas reais, com rotinas parecidas com a nossa, testassem e validassem o que estávamos construindo”, diz lívia.
Ainda sem o e-commerce finalizado, as primeiras unidades foram vendidas informalmente, o que permitiu avaliar a aceitação do produto.
É essencial notar que posteriormente, com tudo pronto, o trio apostou no storytelling para despertar a curiosidade do público e criar conexão com os clientes. durante um mês, todos os dias, elas postaram a imagem de um copo ou uma xícara vazia, com a frase “o que tem dentro importa” ao mesmo tempo, criaram uma landing page para captar contatos e gerar uma base de pessoas interessadas antes mesmo de os produtos estarem disponíveis
Especialistas apontam que o lançamento online foi seguido por um evento presencial, que ajudou a fortalecer o senso de comunidade e aproximar ainda mais os consumidores da marca. a expansão para a capital paulista foi acelerada com os efeitos das enchentes no rio grande do sul, que afetaram clientes e fornecedores. hoje, o centro de distribuição da empresa fica em são paulo.
Detalhes sobre Comunidade como diferencial
Adicionalmente, além das fórmulas simples, a empresa quer fortalecer o vínculo com os consumidores. para isso, conta com o bhavers club, um clube de assinatura que oferece benefícios aos participantes. outra aposta é usar as redes sociais para falar de educação nutricional de forma simples e divertida.
Importante mencionar que “temos conteúdos para tirar dúvidas dos clientes em quadros como ‘quebrando tabu’, que ajudam a desmistificar temas como uso da creatinina e eficácia dos suplementos em geral”, diz gabriela
De acordo com informações, a marca também produz quadros como ‘a bhāva explica’ e lives com profissionais da saúde. o engajamento se reflete em cerca de 10 mil seguidores no instagram, mais de 3 mil inscritos na newsletter e uma comunidade ativa no whatsapp.
Além disso, “nosso intuito não é apenas vender suplementos, mas também inspirar e levar conhecimento. falamos com pessoas reais, que trabalham, cuidam da casa e querem se sentir bem”, completa lívia.
De empreendedoras para empreendedoras
Importante mencionar que 5 competências importantes para empreender, segundo gabriela, sophia e lívias, as fundadoras da bhāva:
Especialistas apontam que 1. coragem para agir mesmo diante da incerteza "empreender exige sair da zona de conforto e tomar decisões sem garantias. o medo faz parte, mas é preciso usá-lo como impulso, não barreira".
2. resiliência e capacidade de adaptação "todo negócio enfrenta imprevistos e ser resiliente é fundamental para superar dificuldades e conseguir adaptar rotas quando necessário".
É essencial notar que 3. escuta ativa e atenção ao consumidor "mais do que lançar um produto, empreender é resolver dores reais por isso, saber ouvir clientes, parceiros e especialistas é essencial"
Especialistas apontam que 4. reconhecer erros e manter o aprendizado contínuo "ter abertura para reconhecer erros e usá-los como aprendizado é o que diferencia negócios que evoluem dos que estagnam".
5. agilidade na tomada de decisões "estruturar um plano de negócios é importante, mas ele precisa ser dinâmico e flexível".
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