De olho em mercados estratégicos, Carrefour estuda se desfazer de operação na Argentina: Nova perspectiva

Por Felipe C. Mendes 8 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
De olho em mercados estratégicos, Carrefour estuda se desfazer de operação na Argentina: Nova perspectiva

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. hoje, o faturamento anual no país é de aproximadamente us$ 6 bilhões. Vale destacar que o carrefour não se pronunciou sobre o interesse em desinvestir no país vizinho.

De acordo com fontes, O plano de reestruturação global do carrefour passa pela venda de seus negócios na argentina. segundo o diário la nacion, o grupo contratou o deutsche bank para avaliar ativos e mapear possíveis interessados na operação portenha. no país, o gigante de origem francesa compete pela liderança em alimentos e bebidas com a rede local de supermercados coto. A história completa está aqui.

Vale destacar que fontes ouvidas pelo la nacion dizem que as tratativas ainda são incipientes e podem levar vários meses ou até mais de um ano, culminando na venda ou não da empresa no país vizinho. é possível que o grupo francês decida vender parcialmente seus negócios, mantendo a presença no mercado argentino por meio de um parceiro local, em modelo similar ao que ocorre em alguns mercados na ásia e na áfrica

Vale destacar que fontes ouvidas pelo la nacion dizem que as tratativas ainda são incipientes e podem levar vários meses ou até mais de um ano, culminando na venda ou não da empresa no país vizinho. - Felipe C. Mendes

Segundo fontes, nesta segunda-feira, 7, o grupo anunciou uma troca no comando da operação brasileira. o atual ceo, stéphane maquaire, deixará a posição na próxima semana, e será substituído pelo atual coo, o argentino pablo lorenzo, que também será responsável por comandar a companhia na américa latina e, portanto, pode liderar o processo de desinvestimentos na argentina.

Adicionalmente, em fevereiro, o ceo global do carrefour, alexandre bompard, alegou que a empresa está considerando se desfazer de ativos e subsidiárias considerados não estratégicos para priorizar seus principais mercados: frança, espanha e brasil.

Importante mencionar que o conglomerado opera diretamente em países como romênia, bélgica, itália, polônia e argentina. "tivemos de escolher entre a argentina e a romênia, e em paris eles preferiram ficar na romênia", disse uma fonte próxima à operação ao la nacion

Na Argentina desde 1982

Segundo fontes, o carrefour opera na argentina desde 1982, quando inaugurou seu primeiro hipermercado em san isidro e rapidamente se expandiu no mercado local, consolidando-se na liderança na década de 1990. hoje, o faturamento anual no país é de aproximadamente us$ 6 bilhões. o grupo conta com mais de 17 mil funcionários e cerca de 680 lojas em diversos formatos pelo país.

Além disso, a rede la anónima, da família braun, e o grupo gdn, liderado por francisco de narváez, que adquiriu os negócios do walmart na argentina há alguns anos, estão entre os principais cotados para assumir a operação do carrefour no país. o fundo de investimento inverlat, dono da rede havanna, e o mercado livre, que estreou no setor de supermercados com sua própria divisão de vendas de alimentos, também estariam no páreo.

Vale destacar que o carrefour não se pronunciou sobre o interesse em desinvestir no país vizinho

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: