Eleições 2026: quem são os possíveis candidatos a governador da Paraíba?
Neste ano, mais de 150 milhões de brasileiros devem ir às urnas para as eleições de 2026, incluindo mais de 3 milhões de eleitores da Paraíba.
No estado, os cargos em disputa serão os de Presidente da República, senador, deputado federal e estadual, além do novo governador.
O atual governador João Azevêdo (PSB), reeleito em 2022, está no segundo mandato e não poderá tentar um terceiro consecutivo.
Segundo o Código Eleitoral, um político pode ocupar cargos no Poder Executivo por no máximo oito anos consecutivos. Com isso, Azevêdo só poderá disputar o governo novamente em 2030, caso deseje.
Em entrevista ao programa Hora H, da TV Norte, o também presidente estadual do PSB afirmou que deve deixar o cargo de governador em abril de 2026 para concorrer ao Senado Federal. A saída antecipada abrirá caminho para a disputa pelo comando do estado.
Confira, abaixo, quem são os principais possíveis candidatos ao governo da Paraíba em ordem alfabética.
Conheça os possíveis candidatos a governador da Paraíba:
O atual prefeito de João Pessoa é um dos nomes mais fortes cotados para a sucessão estadual. Em 2025, filiou-se ao MDB e deve representar o partido nas eleições.
Lucena já ocupou o governo da Paraíba entre 1994 e 1995, além de ter sido eleito prefeito da capital em 1996 e 2000. Foi ainda vice-governador em 1990, pelo então PMDB.
Efraim Filho (União)
O senador tem se declarado pré-candidato ao governo nas redes sociais. Desde o início de 2026, intensificou agendas políticas, com presença em eventos religiosos e publicações sobre segurança pública, numa estratégia para consolidar sua imagem no interior e nas regiões metropolitanas.
Lucas Ribeiro (PP)
Atual vice-governador da Paraíba e possível sucessor natural de João Azevêdo, Lucas Ribeiro tem mantido uma postura de pré-campanha, mesmo sem confirmação oficial. Ele tem feito caminhadas, participado de eventos públicos com o governador e usado o slogan: “Nosso governo fez e vai continuar fazendo ainda mais pela Paraíba”.
Lúcio Flávio (Psol)
Professor de história da UFPB, foi escolhido pelo PSOL como pré-candidato. Jornais como a CBN João Pessoa confirmaram sua indicação para representar o partido na disputa.
Data das eleições presidenciais de 2026
Além dos 27 governadores, os brasileiros deverão votar também para eleger o próximo presidente e vice-presidente da República, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais ou distritais e 54 senadores.
O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 25 de outubro.
SAIBA MAIS: Veja calendário das eleições 2026
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: