Exclusivo: Mercado de música no Brasil fatura R$ 116 bi em 2024 — menos de 1% chegou aos artistas via streaming

Por Luiza Vilela 19 de setembro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Exclusivo: Mercado de música no Brasil fatura R$ 116 bi em 2024 — menos de 1% chegou aos artistas via streaming

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. segundo o "pib da música", dos r$ 3,484 bilhões arrecadados, r$ 2,07 bilhões foram de assinaturas (68%) e apenas r$ 700 milhões chegaram aos músicos, menos de 1% do montante total da indústria. com uma arrecadação de r$ 94 bilhões, os shows e apresentações ao vivo geram não apenas lucros com bilheteiras,...

Confira como O mercado musical brasileiro vem numa crescente constante nos últimos dez anos. em 2024, alcançou r$ 116,06 bilhões em arrecadação, segundo o estudo pib da música no brasil, realizado pela associação nacional da indústria da música (anafima). mas menos de 1% do total arrecadado chegou aos artistas pelos streamings. A história completa está aqui.

É essencial notar que de acordo com o estudo, o setor de shows segue como a maior fonte de renda para os músicos. com uma arrecadação de r$ 94 bilhões, os shows e apresentações ao vivo geram não apenas lucros com bilheteiras, patrocínios e venda de produtos como camisetas e outros itens, como também geram um impacto econômico significativo nas cidades onde acontecem

É essencial notar que de acordo com o estudo, o setor de shows segue como a maior fonte de renda para os músicos. - Luiza Vilela

De acordo com informações, na outra ponta, o cenário muda quando a comercialização é feita pela música gravada — aquela mesmo que você escuta em um streaming de música ou no youtube. o mercado fonográfico, que inclui a produção, gravação e distribuição de músicas, gerou apenas r$ 3,484 bilhões, o equivalente a 3% faturamento total da indústria. e a maior parte desse montante foi gerada no sudeste — onde 53% das empresas estão, 30% delas em são paulo.

Para onde vai o dinheiro da música no Brasil?

Quando o assunto é escutar música, o brasileiro prova que prefere ouvir a própria língua. o estudo mostras que 93,5% das 200 músicas mais ouvidas no país em 2024 foram produções nacionais.

É essencial notar que o mercado de streaming detém 87,6% da receita total da indústria brasileira, com destaque para o spotify, hoje o maior streaming de música do mercado (60% do total no brasil). segundo o relatório loud and clear, feito pela plataforma, artistas brasileiros geraram mais de r$ 1,6 bilhão em royalties em 2024

Especialistas apontam que o dinheiro, no entanto, é dividido entre gravadoras, editoras e compositores — o que torna o montante destinado aos artistas em uma fração muito menor. segundo o pib da música, dos r$ 3,484 bilhões arrecadados, r$ 2,07 bilhões foram de assinaturas (68%) e apenas r$ 700 milhões chegaram aos músicos, menos de 1% do montante total da indústria. compositores receberam cerca de r$ 250 milhões.

Os segmentos de fomento público (r$ 2,4 bilhões) e direitos autorais (r$ 1,8 milhões), que cresceram 12% no comparativo anual, são os de menor arrecadação. 375 mil titulares receberam o montante de r$ 1,5 bilhão pelos direitos autorais — 78% para editores e compositores, como dita a lei.

É essencial notar que os dados são claros: para ser artista no brasil, é preciso investir em apresentações ao vivo. a boa notícia é que a quantidade de eventos vem crescendo ano após ano — e as pessoas estão dispostas a investir nos ingressos

Especialistas apontam que foram mais de 100 mil datas de eventos em 2024, crescimento de 31% em comparação com 2023, com tíquete médio de r$ 432. festivais internacionais e megaeventos foram os que mais contribuíram para a receita, dado que os ingressos variaram entre r$ 795 a r$ 1,1 mil na pista e passaram dos r$ 3 mil em áreas vip ou premium. eventos regionais e independentes tiveram variação de r$ 30 a r$ 250.

No caso de megaeventos, o potencial econômico é significativo. o carnaval do rio sozinho movimentou r$ 5 bilhões, seguido pelo de minas gerais (r$ 4,7 bilhões), são paulo (r$ 3,4 bilhões) e salvador (r$ 2 bilhões). o lollapalooza brasil trouxe r$ 500 milhões e o show de madonna em copacabana r$ 469 milhões.

Importante mencionar que hoje, segundo a anafima, 19,53 mil cnpjs prestam serviço para o mercado de música brasileiro — 88,4% deles são microempresas e 47,3% operam como microempreendedores individuais. em 2024, o setor gerou 13,3 mil empregos formais

Especialistas apontam que o segmento de áudio e instrumentos é o segundo que mais arrecada, com receita r$ 14,6 bilhões em 2024. no entanto, sofre com a dependência de equipamentos do exterior: 99,1% do valor transacionado no setor vem de produtos importados. foram us$ 577 milhões em importações neste ano e us$ 10,4 milhões em exportações — déficit de us$ 566,6 milhões.

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