Novela da Globo foi a primeira a abordar crime hediondo e estreou há 55 anos

Obra clássica de Janete Clair abordou estupro e foi a percursora em trazer o tópico para as telinhas, além de ser a segunda maior novela da Globo
Grande sucesso da Globo, a trama de Irmãos Coragem chegou às telinhas de São Paulo há 55 anos. A trama foi a primeira novela que abordou estupro e marcou com sua história de faroeste, além de atingir um índice de audiência gigantesca, ultrapassando a final do jogo da Copa de 1970. A obra é a segunda maior trama da emissora, com 328 capítulos. O trio principal foi interpretado Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti e Cláudio Marzo.
Escrita por Janete Clair, o sucesso chegou primeiro no Rio de Janeiro, em 8 de junho. Depois, no dia 29 daquele mesmo mês, a obra estreou em São Paulo. Como relembra o livro Janete Clair, A Usineira de Sonhos, de Arthur Xexéo, a novela foi exibida originalmente no período da Ditadura Militar. Sendo assim, a autora adaptou um cenário do Brasil da época: Coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho) era um retrato do presidente da época, General Médici.
Crime hediondo
O estupro foi retratado na novela e, assim, se tornou a primeira obra da televisão brasileira a trazer o tópico. Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembra que, mesmo de forma implícita, o personagem Juca Cipó (Emiliano Queiroz) narrou o crime que cometeu contra Cema (Suzana Faini) logo no início da novela. O vilão narrou: “Foi difícil domar ela, parecia uma onça brava, me lanhou todo! Mas eu me diverti!”.
A personagem engravidou e passou a viver um conflito com Brás (Milton Gonçalves), seu marido negro que não aceitaria um filho branco. Daniel Filho, o diretor, lembrou que os telespectadores da época torciam para que o bebê nascesse mulato e os dois fizessem as pazes.
No livro Antes que me Esqueçam, o diretor também relembrou que a obra bateu, em números, os índices de audiência da final da Copa do Mundo: “Acho que foi a primeira vez que uma novela estourou de ponta a ponta no Brasil, atingindo índices fantásticos de audiência. Deu mais audiência que o final da Copa de 70. O jogo foi num domingo, e, no dia seguinte, a audiência da novela foi maior.”
Janete Clair também se precaveu, como relembrou Xavier: Duda (Cláudio Marzo) foi um jogar de futebol para trazer este núcleo para a trama e interessar o público urbano, já que a trama era focada no rural. A Globo aproveitou o sucesso e estendeu a novela, tendo 328 capítulos no total, ficando atrás apenas de A Grande Mentira, com 341 episódios.
Entre 1981 e 1982, a novela foi reprisada na TV Mulher, mas não para todo o Brasil. Em 1990, foi compactada e reexibida como parte das festividades do Festival 25 anos da TV Globo. Em 2011, a emissora lançou a novela em um box especial de 8 discos. Irmãos Coragem recebeu um remake em 1995, com Marcos Palmeira e Letícia Sabatella, porém não repetiu o sucesso.
Já quero a próxima notícia! Ansiosa!
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: