Novela se consagrou sucesso absoluto e retomou audiência do horário há 57 anos

Há 57 anos, uma das obras mais importantes da TV Tupi era exibida e se consagrava sucesso com sua primeira versão; saiba tudo
Há 57 anos chegava na TV Tupi a primeira versão de Antônio Maria. A obra se consagrou um grandioso sucesso e retomou a audiência do horário das sete - que havia sido retirada da grade por conta da baixa audiência.
Virou hit
Um dos grandes pontos-chave dessa primeira versão foi sua chegada sem nenhuma grande promessa, mas agradou à colônia portuguesa, como relembrou Nilson Xavier, do Teledramaturgia, e se consagrou sucesso e campeã de audiência no seu terceiro mês de exibição, segundo o Memória da Telenovela Brasileira, de Ismael Fernandes. A história focava em Antônio Maria (Sérgio Cardoso) que vem para o Brasil ganhar a vida e gera histórias de amor e uma trama que foca, também, no motivo de ele vir fugido de Portugal para cá - sendo este o grande mistério da novela. O elenco ainda contou com grandes nomes, como Tony Ramos e Aracy Balabanian.
Xavier também relembra que a novela de Geraldo Vietri foi uma das primeiras novelas que nacionalizaram o gênero na televisão. Segundo o jornalista, os personagens tinham qualidades e defeitos, sendo facilmente identificáveis com o público, e a linguagem era mais próxima do público (mais coloquial e menos rebuscada). Um ponto que Nilson levanta é que, se anteriormente os folhetins focavam em carruagens, duques e condes, desta vez, o ônibus, os automóveis e o vestuário - incluindo terno e gravata, entraram na trama, criando um link com o público geral.
Walter Negrão, autor da obra em parceria com Vietri, contou ao Como a Ficção Televisiva Moldou um País”, Lucas Martins Néia: “Antes, o herói tinha que ser nobre; mais tarde passou a ser doutor; e só aos poucos é que se conseguiu trazê-lo para perto da gente do povo. Antônio Maria era português, chofer de família rica, mas ainda tinha em Portugal um pé na nobreza.
Antônio Maria foi um sucesso gigantesco de audiência e, após se consagrar, recebeu uma reprise imediata. Xavier relembra que, após a exibição original, a Tupi colocou tudo de novo no ar. A obra recebeu remake pela TV Manchete, porém fracassou ao repetir o êxito da original.
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO A CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS:
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: